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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Falo, mas falo errado”: oficinas de língua portuguesa na perspectiva da justiça social com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional
Título(s) alternativo(s): “I speak, but I speak wrong”: portuguese language workshops from the perspective of social justice with children and adolescents in institutional care
Autor: Negre, Daniele Maria de Jesus 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de
Primeiro membro da banca: Baião, Rosaura de Barros
Segundo membro da banca: Barros, Adriana Lucia de Escobar Chaves de
Resumo: O presente estudo, situado no campo da Linguística Aplicada, tenciona trabalhar a abordagem da língua portuguesa como língua de acolhimento, buscando refletir sobre a adoção dessa perspectiva, usualmente associada ao trabalho com grupos deslocados de seu país de origem, ao trabalho pedagógico com pessoas que a têm como primeira língua, mas estão excluídas da sociedade. Busca-se apropriar-se, ressignificar e expandir o conceito de língua de acolhimento. Ancorada em experiências desenvolvidas em um projeto de extensão da UERJ, a pesquisa proposta pretende realizar a articulação entre teoria e prática na construção de estratégias de ensino de língua portuguesa com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional no Município de São Gonçalo-RJ. Espera-se desenvolver a articulação entre ação e reflexão, tomando como fundamentos a pedagogia crítica (FREIRE, 1983, 1996 e 2016; ARROYO 2014 a e b) e os princípios do letramento crítico (JANKS, 2016), com duas finalidades: contribuir para o fortalecimento da autoestima de crianças e adolescentes em situação de abrigamento institucional; estimular que estes sujeitos reflitam criticamente sobre o mundo (FREIRE, 2016). Adota-se como metodologia a pesquisa-ação, uma abordagem qualitativa caraterizada pela imbricação ação-reflexão-ação na construção de conhecimentos pedagógicos, considerando as experiências da pesquisadora. Entende-se que esta proposta de estudo com crianças e adolescentes abrigados poderá mostrar a importância do acolhimento pela linguagem com pessoas em situação de risco social. Defende-se, neste projeto, que a abordagem da língua materna como língua de acolhimento, na perspectiva do letramento crítico e da pedagogia crítica, pode contribuir para a sensação de acolhimento por parte das crianças e adolescentes abrigados. O objetivo desse trabalho é, então, discutir a importância do vínculo afetivo entre professora e alunos no processo de ensino/aprendizagem com crianças e adolescentes em situação de risco, além de refletir sobre os aspectos da colonialidade que vivemos e do giro decolonial que buscamos.
Abstract: This qualification project, situated in the field of Applied Linguistics, intends to work on the approach of the Portuguese language as a host language, seeking to reflect on the adoption of this perspective, usually associating this work with groups displaced from their country of orign, pedagogial work alongside people who have it as their mother tongue, but are excluded from society. The aim is to appropriate, re-signify and expand the concept of a welcoming language. Anchored in experiences developed in an extension project at UERJ, the proposed research intends to carry out the articulation between theory and practice in the construction of Portuguese language teaching strategies with children and adolescents in institutional care in the São Gonçalo City in the State of Rio de Janeiro. It is expected to develop the articulation between action and reflection, based on critical pedagogy (FREIRE, 1983, 1996 and 2016; ARROYO 2014 a and b) and the principles of critical literacy (JANKS, 2016), with two purposes: to contribute to the strengthening the self-esteem of children and adolescents in institutional sheltering; encourage these subjects to critically reflect on the world (FREIRE, 2016). Action-research is adopted as a methodology, a qualitative approach characterized by action-reflection-action overlapping in the construction of pedagogical knowledge, considering the researcher's experiences. It is understood that this study proposal with sheltered children and adolescents may show the importance of welcoming people at social risk through language. It is argued, in this project, that the approach of the mother tongue as a host language, from the perspective of critical literacy and critical pedagogy, can contribute to the feeling of welcome on the part of sheltered children and adolescents. The objective of this work is, therefore, to discuss the importance of the affective bond between teacher and student in the teaching/learning process with children and adolescents at risk, in addition to reflecting on aspects of the coloniality that we live in and the decolonial turn that we seek.
Palavras-chave: Institutional sheltering
critical literacy
Critical pedagogy
Portuguese host language
Acolhimento institucional
Letramento crítico
Pedagogia crítica
Português como língua de acolhimento
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: NEGRE, Daniele Maria de Jesus. “Falo, mas falo errado”: oficinas de língua portuguesa na perspectiva da justiça social com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22112
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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