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Tipo do documento: Tese
Título: Criatividade nos jogos de RPG de mesa: um estudo sobre processos criativos no jogar de D&D, FATE e Storytelling
Título(s) alternativo(s): Criativity in TTRPG: a creative processes study in play based in D&D, FATE and Storytelling
Autor: Barros, Mayara Fidalgo Pereira de 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Maia, Alessandra
Segundo membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Terceiro membro da banca: Franco, Jose Carlos Messias Santo
Quarto membro da banca: Soares, Letícia Perani
Resumo: RPG de mesa são jogos colaborativos em que os jogadores criam uma narrativa e interpretam personagens. O objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades de emergência de criatividade durante os jogos de RPG. A pesquisa busca entender de que maneira criatividade e colaboração emergem no jogar, assim como se essa atividade alcança a invenção conforme conceito de Kastrup. A base teórica são os conceitos de criatividade (JOHNSON, 2010; REGIS, 2008; FLUSSER, sd.), invenção (KASTRUP, 2007), imersão (ERMI; MÄYRÄ, 2011) e cultura participativa (JENKINS et al, 2014; SHIRKY, 2011). A metodologia é inspirada no método cartográfico, na observação-participante e em grupos de estudo; faz uso de entrevistas com jogadores voluntários e análise dos sistemas de regras: FATE, Storytelling e Dungeons & Dragons. Como resultado, a conclusão é de que a criatividade emerge do encontro entre os jogadores, o jogo e o contexto; e materializa o processo cognitivo no acoplamento temporário do jogar, podendo funcionar como ferramenta de mapeamento afetivo. Fica entendido que o jogar é ferramenta cognitiva e o RPG de mesa é processo de invenção.
Abstract: Tabletop RPG (TTRPG) are collaborative games in which players create a story and role-play their characters. The goal is to investigate how creativity emerges during tabletop rpg gameplay. This research ponders which ways creativity and collaboration emerge from play, as well as if it reaches invention, as conceptualized by Kastrup. It is based on the concepts of creativity (JOHNSON, 2010; REGIS, 2008; FLUSSER, sd.), invention (KASTRUP, 2007), immersion (ERMI; MÄYRÄ, 2011) and participatory culture (JENKINS et al, 2014; SHIRKY, 2011). The methodology is inspired by the cartography method, participant observation and study groups; uses interviews with volunteer players and analyzes the rulebook of the following systems: FATE, Storytelling e Dungeons & Dragons. The results are the conclusion that creativity emerges from the meeting that happens between game, players and the context; and it materializes the cognitive process in the temporary configuration of play. It can function as a tool for affective mapping and TTRPG are cognitive tools and inventive processes.
Palavras-chave: Creativity
Embodied cognition
Tabletop RPG
Ludic
Game studies
Criatividade
Cognição corporificada
RPG de mesa
Lúdico
Game studies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BARROS, Mayara Fidalgo Pereira de. Criatividade nos jogos de RPG de mesa: um estudo sobre processos criativos no jogar de D&D, FATE e Storytelling. 2023. 527 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22116
Data de defesa: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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