Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22134
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trilha interpretativa e educação ambiental no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ): circuito Pau-da-Fome |
Título(s) alternativo(s): | Interpretive trail and environmental education in the Parque Estadual da Pedra Branca (RJ): Pau-da-Fome circuit |
Autor: | Silva, Pedro Lucas Vieira |
Primeiro orientador: | Victório, Cristiane Pimentel |
Primeiro membro da banca: | Mello, Marise Costa de |
Segundo membro da banca: | Miranda, Vinícius da Rocha |
Terceiro membro da banca: | Flores, Vinícius Ribeiro |
Resumo: | Atualmente, diversos trabalhos acadêmicos relatam a necessidade de um debate amplo sobre a Educação Ambiental (EA) e como ela se relaciona com as diversas vertentes da vida em sociedade. Os estudos ambientais de temática educacional favorecem a conservação da natureza à medida que a população é informada e conscientizada de que seus atos geram impactos ambientais negativos. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para o engajamento do público são as atividades realizadas nas Unidades de Conservação (UC), como as trilhas interpretativas. O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma UC que tem 3 Núcleos: Pau-da-Fome, Piraquara e Camorim. O Núcleo Pau da Fome tem 2 trilhas ecológicas: Trilha do Rio Grande e Trilha do Mel e Bromeliário. O presente estudo visou a interpretação einstrumentalização da Trilha do Rio Grande, de fácil acesso e nível leve. Foram escolhidos pontos-chave no percurso para uma abordagem de caráter científico e histórico-cultural. Após escolha dos pontos geográficos, os conteúdos foram analisados para composição das placas. A interpretação da trilha se deu de modo estratégico onde há fenômenos associados a diversidade florística de Mata Atlântica, fatores abióticos como o Rio Grande, e unidades arquitetônicas e históricas como as represas e o aqueduto. Foram produzidas 9 placas informativas contendo uma ilustração e um texto curto, bem como um QR Code que direciona para postagens digitais complementando o conteúdo. As postagens digitais foram produzidas usando a mídia social - Instagram ou foram selecionados sites fidedignos com informações complementares de modo a captar a atenção do visitante em prol da EA e da conservação dos ecossistemas naturais. No percurso da trilha interpretativa, o visitante ao contemplar a natureza, aguça o senso de conservação ambiental e acessa conteúdos científicos e histórico-culturais com o auxílio da sinalização. |
Abstract: | Currently, many academic works call for a wider discussion on Environmental Education (EE) and its relationship to various aspects of life in society. The educational focus on nature conservation in environmental studies aims to inform and raise awareness among the population about the negative environmental impacts of their actions. One effective way to engage the public is through activities held in Conservation Units (CU), such as guided or self guided interpretive trails.The Parque Estadual da Pedra Branca, located in the West Zone of Rio de Janeiro, is a UC subdivided into 3 centers: Pau-da-Fome, Piraquara, and Camorim. The Pau-da-Fome center has two ecological trails: Rio Grande and Mel e Bromeliario. The present study could be an interpretation and instrumentalization of the Rio Grande Trail, which is easy to do and light level. The trail's key points were carefully selected to take a scientific and historical-cultural approach. Once the geographic locations were chosen, their contents were analyzed to prepare the composition of the plates. The trail was planned strategically to showcase phenomena associated with the floristic diversity of the Atlantic Forest, abiotic factors such as the Rio Grande River, and architectural and historical structures like weirs and aqueducts. Nine informative signs were created, each with an illustration and a brief description, along with a QR Code that links to digital content pertaining to the subject on the sign. To grab visitors' attention and promote environmental education and conservation of natural ecosystems, digital posts were shared on social media platforms Instagram, in addition to reliable websites that provided complementary information. On the way, the visitor, when contemplating nature, sharpens the sense of environmental conservation and accesses scientific and historical-cultural content with the help of signs. |
Palavras-chave: | Environmental Education Interpretative trail Technology QR Code Environmental Science and Technology Educação ambiental Trilhas interpretativas Tecnologia QRcodes Ciência e Tecnologia Ambiental |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental |
Citação: | SILVA, Pedro Lucas Vieira. Trilha interpretativa e educação ambiental no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ): circuito Pau-da-Fome. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22134 |
Data de defesa: | 25-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Pedro Lucas Vieira da Silva - 2023 - Completa.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Pedro Lucas Vieira da Silva - 2023.pdf | 211,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo de autorização - Pedro Lucas Vieira da Silva - 2023.pdf | 253,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo de encaminhamento - Pedro Lucas Vieira da Silva - 2023.pdf | 177,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Formulário de dados cadastrais -Pedro Lucas Vieira da Silva - 2023.pdf | 205,71 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.