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Tipo do documento: Dissertação
Título: Eles dançam na noite: narrativas de masculinidade no corpo
Título(s) alternativo(s): They dance in the night: narratives of masculinity in the body
Autor: Melo Junior, Marcos William de Barros 
Primeiro orientador: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Primeiro membro da banca: Freitas, Ricardo Ferreira
Segundo membro da banca: Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Resumo: O corpo, enquanto matéria viva disciplinada resultante de um processo civilizador, carrega significados possíveis de serem lidos por outros agentes sociais; tornando-se meio de comunicação da cultura na qual está inserido. Neste trabalho investigamos como gogoboys articulam elementos do imaginário sobre a masculinidade hegemônica traduzindo-os em performances corporais apresentadas em boates da cidade do Rio de Janeiro. Entender como a masculinidade se apresenta na relação de troca de significados estabelecida no jogo do erotismo é compreender como se decodifica em atitudes, gestos e coreografias o imaginário sobre um masculino desejável/desejante. Apoiados nos referenciais teóricos sobre estudos do Corpo, Comunicação e Imaginários (Siqueira, 2006 e 2011; Le Breton, 2007; Durand, 2012), Gênero e Masculinidades (Connell, 2005; Vigarello, 2013; Oliveira, 2004), Erotismo e Poder (Bourdieu, 2002; Bataille, 1987; Foucault, 1988), percebemos o estudo do masculino erótico emergir como um ponto de relevância para o esclarecimento da dinâmica dos imaginários e afetos que colaboram para a conformação de estruturas sociais de gênero. Metodologicamente, realizamos uma série de entrevistas em profundidade com os gogoboys e, a partir das proposições de Ricoeur (1976, 1994) e Matheus (2017), analisamos o arco hermenêutico desenvolvido nas narrativas de si presentes nos depoimentos, identificando elementos formatadores do imaginário sobre o gênero. As análises revelaram que o discurso sobre a honra como elemento da masculinidade atravessa as práticas performáticas do jogo erótico proposto, gerando conflito entre os elementos do imaginário e afetos. As vivências colocam em relação direta os regimes diurno e noturno, conforme descrito por Gilbert Durand (1993).Identificamos nas narrativas dos entrevistados o trabalho como elemento do imaginário capaz de apaziguar as contradições em suas histórias e performances, posicionando sentidos de queda ou rebaixamento em uma lógica de preparação ou ordálio enfrentado pelo herói prometido para seu engrandecimento (ficar cheio de mulher e/ou viver da arte). Assim, percebemos que relações de subalternidade e cumplicidade em relação à masculinidade hegemônica continuam presentes em ambientes e práticas que despontam no imaginário como desviantes ou diversos, através da negociação do valor do trabalho e do prazer.
Abstract: The body, as a disciplined living matter resulting of a civilizing process, carries meanings that can be read by other social agents; becoming a means of communication of the culture in which it is inserted. In this work, we investigate how gogoboys articulate elements of the imaginary about hegemonic masculinity, translating them into bodily performances presented in nightclubs in the city of Rio de Janeiro. To understand how masculinity presents itself in the relationship of exchange of meanings established in the game of eroticism is to understand how the imaginary about a desirable/desiring male is decoded in attitudes, gestures and choreographies. Supported by theoretical references on studies of the Body, Communication and Imaginary (Siqueira, 2006 and 2011; Le Breton, 2007; Durand, 2012), Gender and Masculinities (Connell, 2005; Vigarello, 2013; Oliveira, 2004), Eroticism and Power (Bourdieu, 2002; Bataille, 1987; Foucault, 1988). Methodologically, we conducted a series of in-depth interviews with the gogoboys and, based on the propositions of Ricoeur (1976, 1994) and Matheus (2017), we analyzed the hermeneutic arc developed in the narratives of the self present in the statements, identifying elements that shape the imaginary about the gender. The analyzes revealed that the discourse on honor as an element of masculinity crosses the performative practices of the proposed erotic game, generating a conflict between the elements of the imaginary and affections. The experiences places in direct relation the daytime and nighttime regimes, as described by Gilbert Durand (1993). In the interviewees' narratives, we identified the work as an element of the imagination capable of pacify the contradictions in their stories and performances, positioning senses of fall or descent in a logic of preparation or ordeal faced by the hero promised for his aggrandizement (to get lot of women and/or to live off art). Thus, we realize that subordinate relationships and complicity in relation to hegemonic masculinity are still present in environments and practices that emerge in the imagination as deviant or diverse, through the negotiation of the value of work and pleasure.
Palavras-chave: Communication
Imaginary
Body
Masculinities
Comunicação
Imaginário
Corpo
Masculinidades
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MELO JUNIOR, Marcos William de Barros. Eles dançam na noite: narrativas de masculinidade no corpo. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22136
Data de defesa: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



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