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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22137
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Avanços e limites da proposta de formação de professores em tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação de Niterói |
Título(s) alternativo(s): | Advances and limits of the proposal for teacher training in digital technologies in the rede municipal de educação de Niterói |
Autor: | Pinto, Carla Sena dos Santos |
Primeiro orientador: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Segundo membro da banca: | Bruno, Adriana Rocha |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre a formação de professores em tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação de Niterói, uma política pública de educação, identificando os avanços e limites da Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, setor pertencente à Superintendência de Desenvolvimento de Ensino da Fundação Municipal de Educação de Niterói, responsável pela formação de professores para atuar com as tecnologias digitais em suas práticas em sala de aula. Tendo como base a pesquisa numa abordagem histórico-cultural, a qual consiste não apenas em descrever, mas também compreender a realidade, trago autores como Mikhail Bakhtin, Maria Tereza Freitas e Solange Jobim e Souza para pensar a pesquisa em Ciências Humanas. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com a participação de 10 profissionais que já tivessem realizado algum curso oferecido pela Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias. Na busca por uma metodologia que prezasse pelo dialogismo e alteridade, foram realizadas conversas individuais, presenciais ou online, com os professores sujeitos da pesquisa. As conversas foram utilizadas como um procedimento metodológico bastante significativo para captar os sentidos produzidos por cada um após as formações que participaram. Hoje, vivemos a cultura digital e a incorporação das tecnologias digitais ao processo educacional, faz-se indispensável. Ao se apropriarem desta linguagem, professores possibilitam aos alunos novos modos de aprender e ensinar. A fim de compreender as mudanças na sociedade contemporânea e a evolução das tecnologias da informação e comunicação para essa nova era digital, autores como Lúcia Santaella, André Lemos, Nelson Pretto e Pierre Lévy foram utilizados, além de Edméa Santos e Marco Silva para pensar sobre os estudos da cibercultura e da educação online. Teóricos como José Manuel Moran, Maria Teresa Freitas e Adriana Bruno apontam para a necessidade de uma formação de professores diferenciada, conectada às mudanças provocadas pela cibercultura. A partir das conversas, foi possível constatar os avanços e limites da proposta de formação de professores na Rede Municipal de Educação de Niterói, desde a sua implementação até o incentivo do uso das mídias e tecnologias digitais de forma inovadora, bem como questões referentes à infraestrutura dos equipamentos tecnológicos e da internet. Tais dados contribuíram para repensar uma nova política pública de formação pela Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias. |
Abstract: | The presente research aimed to investigate how teacher’s training in digital Technologies occurs in Rede Municipal de Educação de Niterói, a public education policy, identifying the advances and limits of the Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, a sector belonging to the Superintendência de Desenvolvimento de Ensino of the Fundação Municipal de Educação de Niterói. This sector has the responsibility of training teachers to work with digital technologies in their classroom practices. Basing the research in a historical-cultural approach, which consists not only in describing reality, but also in explaining it, I bring authors such as Mikhail Bakhtin, Maria Tereza Freitas and Solange Jobim e Souza to think about research in Human Sciences. As a qualitative research, it was attended by 10 professionals who had already taken part in some course offered by Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias. Searching for a methodology that prevailed through dialogism and otherness, individual conversations were conducted, either face-to-face or online, with the investigation subjects teachers. The conversations were used as a methodological procedure quite significant to capture the senses produced by each one after the trainings they took part. Nowadays, we live in a digital culture and the incorporation of digital technologies into the educational process becomes indispensable. By appropriating this language, teachers give students new ways of teaching and learning. In order to understand the changes in contemporary society and the evolution of information and communication technologies for this new digital age, authors like Lúcia Santaella, André Lemos, Nelson Pretto and Pierre Lévy have been used, besides Edméa Santos and Marco Silva to think about the studies of cyberculture and online education. Theorists like José Manuel Moran, Maria Teresa Freitas, Adriana Bruno aim at the need of a differentiated teacher training, connected to the changes brought about by cyberculture. From the conversations, it was possible to verify the advances and the limits in the training of teachers in the Rede Municipal de Educação de Niterói, from its implementation to encouraging the use of digital media and technologies in an innovative way, as well as issues related to the infrastructure of technological equipment and the internet. Such data contributed to rethink a new public training policy by Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias. |
Palavras-chave: | Formação de professores Tecnologias digitais Política pública Educação Cibercultura Teacher training Digital technologies Public policy Education Cyberculture |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PINTO, Carla Sena dos Santos. Avanços e limites da proposta de formação de professores em tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação de Niterói. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22137 |
Data de defesa: | 26-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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