Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22157
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensadores Cariocas como encruzilhada entre a filosofia e a periferia: autonarrativas de um educador poético
Título(s) alternativo(s): Project Carioca Thinkers as a Crossroad between philosophy and the periphery: autonarratives of a poetic education
Autor: Abreu, Pedro Jorge Miranda 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Faria, Filipe Ceppas de Carvalho e
Segundo membro da banca: Rufino, Luiz
Resumo: Esta pesquisa é fruto da análise crítica e auto reflexiva sobre a realização do Projeto Pensadores Cariocas, que consiste em oficinas lúdicas de filosofia para estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. Parte da ação na realidade e busca unir teoria e prática para uma educação libertadora e libertária. Propomos uma abordagem qualitativa e uma descrição autonarrativa. Constrói-se uma narrativa que localiza o autor como observador e produtor-ativador do objeto de pesquisa. Com o conceito de encruzilhadas indica-se o ponto de contato entre o pensamento acadêmico e os conhecimentos das periferias cariocas nas escolas. Nosso território de ação é a Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. Nosso objetivo foi pensar estratégias de enfrentamentos do colonialismo reproduzido na escola, exemplificando o Projeto Pensadores Cariocas como uma possibilidade de exercício desta construção.
Abstract: This research is the result of a critical and self-reflective analysis of the Pensadores Cariocas Project, which consists of playful philosophy workshops for students from the public schools of Rio de Janeiro. It starts from action in reality and seeks to unite theory and practice for a liberating and libertarian education. We propose a qualitative approach and a self-narrative description. A narrative is constructed that locates the author as an observer and producer-activator of the research object. With the concept of crossroads, the point of contact between academic thinking and the knowledge of the Carioca periphery in schools is indicated. Our territory of action is Pavuna, north of Rio de Janeiro. Our objective was to think of coping strategies of colonialism reproduced at school, exemplifying the Pensadores Cariocas Project as a possibility of exercising this construction.
Palavras-chave: Pensadores Cariocas Project
Philosophy
Crossroads
Colonialism
Education
Projeto Pensadores Cariocas
Filosofia
Encruzilhadas
Colonialismo
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ABREU, Pedro Jorge Miranda. Projeto Pensadores Cariocas como encruzilhada entre a filosofia e a periferia: autonarrativas de um educador poético. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22157
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.