Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22168
Tipo do documento: Dissertação
Título: A estética implícita de Henri Bergson
Título(s) alternativo(s): The implicit aesthetics of Henri Bergson
Autor: Cwajgenberg, Igor 
Primeiro orientador: Itagiba Filho, Ivair Coelho Lisboa Rademaker de Nogueira
Primeiro membro da banca: Cerqueira, Luame
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Helena Lisboa da
Resumo: Toda filosofia explícita envolve uma metafísica implícita. No bergsonismo, a filosofia da natureza é implicitamente uma metafísica do tempo, razão pela qual essa metafísica é indiscernível de uma estética, uma vez que o problema do tempo implica o da criação. A partir de uma direção metafísica que se desenvolve em uma original concepção filosófica do tempo, Bergson instaura perspectivas das quais extrai linhas problemáticas relativas à criação como um todo, da vida afetiva profunda e impessoal até a criação artística e filosófica. No entanto, ele não dedica nenhum livro ou mesmo capítulo de livro para tratar desses problemas especificamente. Embora haja muitas passagens marginais em que ele trata explicitamente da emoção criadora, do processo de criação artística, das obras de arte e da criação filosófica, a sua estética implícita está diluída ao longo de sua obra e se evidencia inclusive em passagens que não abordam essas questões diretamente. É essa estética implícita que pretendemos deslindar neste trabalho, elaborando concepções mais nuançadas da experiência e da realidade segundo o empirismo superior de Bergson e sua primorosa descoberta do virtual; explorando a relação insuspeita entre a intuição e a emoção criadora, nas imediações de uma singular concepção da liberdade; discernindo o nexo conceitual entre a duração, a diferença e a virtualidade, decisivo para apreender os conteúdos vitais da dinâmica afetiva profunda; e explicitando a relação íntima entre o plano afetivo impessoal e a criação no seio de um vitalismo estético, para finalmente tratar dos processos artísticos e filosóficos em todas as suas fases, até a consistência das obras uma vez consumadas, a sua expressividade latente e o seu impacto estético.
Abstract: Each explicit philosophy involves an implicit metaphysics within. Bergson’s philosophy of nature is implicitly a metaphysics of time, reason for which this metaphysics is indiscernible of an aesthetics, once the problem of time implicates that of creation. From a metaphysical direction which develops itself into an original philosophical conception of time, Bergson introduces perspectives through which he draws problematic lines related to creation as a whole, from profound and impersonal affective life until artistic and philosophical creation. Nevertheless, he has not written any book or book chapters about those problems specifically. Even though there are many marginal passages where he explicitly approaches the creative emotion, the process of artistic creation, the works of art and the philosophical creation, his implicit aesthetics is diluted throughout his oeuvre and presents itself including in passages where those aspects are not addressed directly. This implicit aesthetics is what we pretend to unravel in this dissertation, elaborating more nuanced conceptions of experience and reality according to Bergson’s superior empirics and its crucial discovery of virtuality; exploring the unsuspected relation between intuition and creative emotion, surrounding a singular conception of liberty; discerning the conceptual connection between duration, difference and virtuality, decisive to the seizure of the vital contents within the profound affective dynamics; and expose the intimate relationship between the impersonal affective plan and creation within the perspectives of an aesthetical vitalism; finally, approaching artistic and philosophical processes in all its phases, such as the consistence of the oeuvres once accomplished, its latent expressivity and its aesthetical impact.
Palavras-chave: Metafísica do tempo
Estética implícita
Experiência
Realidade
Plano afetivo impessoal
Emoção criadora
Liberdade
Duração
Diferença
Virtual
Vitalismo estético
Processo
Intuição
Criação artística e filosófica
Consistência
Expressividade
Impacto estético
Metaphysics of time
Implicit aesthetics
Experience
Reality
Impersonal affective plan
Creative emotion
Liberty
Duration
Difference
Virtual
Aesthetical vitalism
Intuition
Artistic and philosophical creation
Process
Consistence
Expressivity
Aesthetical impact
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: CWAJGENBERG, Igor. A estética implícita de Henri Bergson. 2022. 329 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22168
Data de defesa: 20-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Igor Cwajgenberg - 2022 - Completa.pdf2,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.