Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22171
Tipo do documento: Tese
Título: Rostificação e Desrostificação pelas vias da arte segundo Gilles Deleuze e Félix Guattari
Título(s) alternativo(s): Rostification and derostification through art according to Gilles Deleuze and Félix Guattari
Autor: Santos, Pedro Fraga dos 
Primeiro orientador: Ribeiro, Fernando Maia Freire
Primeiro membro da banca: Cruz, Eduardo Vieira da
Segundo membro da banca: Damasceno, Veronica Miranda
Terceiro membro da banca: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Quarto membro da banca: Oliveira, Ana Lúcia Machado de
Resumo: Embora Gilles Deleuze e Félix Guattari não sejam os primeiros a tratar do problema do rosto como campo expressivo dos afetos, eles lhe darão um novo entendimento sob duas vias: os rostos concretos e a rostidade como máquina abstrata. A primeira via implica três condições que o rosto carrega (afetividade, individuação e socialização) e a segunda diz respeito a dois eixos (subjetividade e significação). Este trabalho parte do caminho aberto por esses pensadores e afirma que a Arte e a Filosofia seriam capazes, através de seus próprios meios de criação, de desfazer o rosto. Nesse sentido, elas abririam caminhos para novas experimentações fora do modelo significacional, em Arte, e afastado do modelo subjetivo, em Filosofia. Teríamos, portanto, campos afetivos fora das afecções e conceitos filosóficos que não remetem a uma Filosofia do sujeito. Ao longo deste trabalho verificaremos como desfazer os rostos, implica, então, a abertura de novos caminhos para a Arte e para a Filosofia e os perigos que se encontram nessa travessia.
Abstract: Although Gilles Deleuze and Félix Guattari were not the first to deal with the problem of the face as an expressive field of affect, they gave it a new understanding in two ways: concrete faces and the face as an abstract machine. The first way involves three conditions that the face carries (affectivity, individuation and socialization) and the second concerns two axes (subjectivity and signification). This work starts from the path opened up by these thinkers and claims that Art and Philosophy would be capable, through their own means of creation, of undoing the face. In this sense, they would open up paths for new experimentations outside the significational model in Art and away from the subjective model in Philosophy. We would therefore have affective fields outside of affections and philosophical concepts that do not refer to a philosophy of the subject. Throughout this work, we will see how undoing the faces implies opening up new paths for Art and Philosophy and the dangers that lie in this journey.
Palavras-chave: Rostidade
Rosto
Arte
Afetos
Conceitos
Faciality
Face
Art
Affects
Concepts
Philosophy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SANTOS, P. F. dos. Rostificação e Desrostificação pelas vias da arte segundo Gilles Deleuze e Félix Guattari. 2023. 101 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22171
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Pedro Fraga dos Santos - 2023 - Completa.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.