Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22183
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ouvindo música na era do streaming: materialidades das plataformas digitais e sua presença na vida dos ouvintes contemporâneos
Título(s) alternativo(s): Listening to music in the age of streaming: materialities of digital platforms and their presence in contemporary listeners lives
Autor: Figueiredo, Marlon Câmara Leal 
Primeiro orientador: Marchi, Leonardo Gabriel de
Primeiro membro da banca: Pereira, Vinícius Andrade
Segundo membro da banca: Santos, Gustavo Luiz Ferreira
Resumo: Esta dissertação busca trazer uma percepção sobre a maneira como os indivíduos escutam música nos dias de hoje, a partir do contexto de “plataformização da cultura” (SANTINI, 2020), em que os serviços de streaming, ao mesmo tempo que apresentam um canal praticamente ilimitado de músicas, se fazem presentes na experiência de ouvir música – a partir dos algoritmos de recomendação, playlists e demais propriedades materiais que apresentam. A intenção deste trabalho, assim, é ter uma perspectiva sobre as pessoas que se usam destas tecnologias em diferentes contextos culturais, em meio a uma análise realizada a partir da teoria da materialidade da comunicação (FELINTO; ANDRADE, 2005). Para tal, foram consideradas as abordagens conceituais da teoria da ouvinte, incluindo a performance do gosto (HENNION, 2001) e das potencialidades da música (DENORA, 2004), enquanto buscou-se trazer um entendimento sobre a materialidade dos próprios serviços de streaming e como eles participam diretamente nas atividades dos ouvintes. Para este fim, foi realizada uma etnografia multissituada com usuários das plataformas de streaming de diversas partes do mundo, a fim de entender como os indivíduos justificam suas ações de escuta musical, ao mesmo tempo em que pudemos acompanhar os dados e resultados das suas atividades a partir dos rastros deixados por estes atores, tecendo considerações sobre as práticas de escuta de música pelas plataformas digitais e equacionando a relação entre as estratégias e táticas de escuta contemporâneas.
Abstract: This dissertation aims to bring insights into the way individuals listen to music nowadays, from the context of “platformization of culture” (SANTINI, 2020), in which streaming services, at the same time bring an almost unlimited database of songs, make their presence in the experience of listening to music – based on the recommendation algorithms, playlists and their other material properties. The intention of this work, therefore, is to have a perspective on people who use these technologies in different cultural contexts, through an analysis carried out based on the theory of materiality of communication (FELINTO; ANDRADE, 2005). To this end, some approaches about the listener theory were considered, including the performance of taste (HENNION, 2001) and the potential of music (DENORA, 2004), while seeking to bring an understanding of the materiality of streaming services themselves and how they directly participate in the activities of listeners. Thus, a multi-sited ethnography was carried out with users of streaming platforms from different parts of the world, in order to understand how individuals justify their musical listening actions, at the same time that we were able to monitor the data and results of their activities starting from the machine itself, making considerations about music listening practices on digital platforms and equating the relationship between contemporary listening strategies and tactics.
Palavras-chave: Streaming
Music
Materiality of communication
Listener theory
Streaming
Música
Materialidade da comunicação
Teoria do ouvinte
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FIGUEIREDO, Marlon Câmara Leal. Ouvindo música na era do streaming: materialidades das plataformas digitais e sua presença na vida dos ouvintes contemporâneos. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22183
Data de defesa: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.