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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22186
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A roda de Terapia Comunitária Integrativa na formação médica: percepções dos internos do UniFOA sobre a integralidade da Atenção em Saúde |
Título(s) alternativo(s): | The Integrative Community Therapy in medical education: perceptions of UniFOA interns on integrality of Health Care |
Autor: | Santos, Sílvia Mello dos ![]() |
Primeiro orientador: | Chazan, Ana Cláudia Santos |
Primeiro membro da banca: | Grossman, Eloisa |
Segundo membro da banca: | Horta, Ana Lúcia de Moraes |
Resumo: | A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma metodologia de cuidado grupal em saúde mental, desenvolvida em seis etapas e ancorada em cinco grandes eixos teóricos: o pensamento sistêmico, a teoria da comunicação, a antropologia cultural, a pedagogia de Paulo Freire e a resiliência. Este trabalho tem como cenário de desenvolvimento a cidade de Volta Redonda-RJ, onde na unidade básica de saúde da família (UBSF) Vila Brasília a pesquisadora e médica de família e comunidade (MFC) era preceptora do internato médico do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e por ser terapeuta comunitária, implantou a TCI como ferramenta de cuidado no território, levando os estudantes de medicina a experimentarem essa vivência no cenário de práticas da Atenção Primaria em Saúde (APS). Esse estudo tem como objetivo compreender o papel da TCI como ferramenta de apoio à formação humanística, crítica e reflexiva prevista nas DCNs de medicina de 2014. Para isso foi preciso conhecer o histórico da criação do módulo de saúde coletiva do internato da faculdade de medicina do UniFOA, seus objetivos de aprendizagem e como a TCI se relaciona com esses objetivos e analisar as percepções dos alunos sobre a aprendizagem, sobre integralidade do cuidado e as contribuições da roda de TCI para a sua formação. Para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada com uma colaboradora chave, que participou tanto da implantação da TCI no município enquanto gestora quanto da inserção da TCI na grade curricular da Instituição de Ensino Superior (IES). Foram realizados também três grupos focais on-line, com internos do UniFOA que estiveram na UBSF Vila Brasília de 2018 a 2020, participando de pelo menos uma roda de TCI. Da análise de conteúdo dos grupos focais emergiram três categorias: TCI e a exposição das vulnerabilidades, TCI e a revelação das potências e TCI como modelo de cuidado, revelando que a TCI pode provocar mudanças positivas na formação do futuro médico, ampliando o olhar sobre os processos de saúde e adoecimento, permitindo o desenvolvimento de competências como a percepção sistêmica do complexo pessoa-família e comunidade, o treinamento escuta ativa e empática, a formação de vínculos com as pessoas assistidas e a valorização da medicina centrada na pessoa e nas suas necessidades reais. Além disso, foi possível conhecer parte de um projeto pedagógico inovador, inserindo a TCI no processo formativo teórico e prático. O estudo sugere que a frequência durante o internato na APS em rodas de TCI atua como facilitadora dos processos de ensino aprendizagem, na descoberta pelos estudantes de novas formas de cuidado, na busca por uma atenção integral a saúde, saindo do modelo biomédico, vertical, para um aprendizado coletivo e horizontal |
Abstract: | Integrative Community Therapy (ICT) is a group care methodology of mental health, developed in six stages and sustained by five major theoretical axes: systemic thinking, communication theory, cultural anthropology, Paulo Freire's pedagogy and resilience. The present study was developed in Volta Redonda City; Rio de Janeiro State, where the author worked as family and community doctor (FCD), preceptor of medical interns (UniFOA University Center) as well as a community therapist. We implemented ICT as a care tool in the territory, leading medical students to live this experience in the scenario of Primary Health Care (PHC) practices. This study aims to understand the role of ICT as a tool supporting a more humanistic, critical and reflective training of medical students according to 2014 medical DCNs. For this purppose we needed to know UniFOA Medicine Teaching Project, its learning goals and how ICT relates to these goals as well as analyzing students' perceptions about learning, about comprehensiveness of care and the contributions of the ICT groups to their training. For data collection, a semi-structured interview was carried out with a key collaborator, who participated both in the implementation of ICT in the city as manager as well as in the insertion of ICT in UNIFOA curriculum. Three online focus groups were also held, with UniFOA medical interns who were training at UBSF Vila Brasília from 2018 to 2020, and who participate in at least one ICT group. From the content analysis of the focus groups, three categories emerged: ICT and the exposure of vulnerabilities, ICT and the disclosure of potencies, and ICT as a model of care, revealing that ICT could cause positive changes in future professionals training expanding their perspective on health and illness processes, improve skills such as the systemic perception of the person-family and community complex, active and empathetic listening training, the formation of bonds with the people being assisted and the valorization of medicine centered on the person and their real needs. In addition, it was possible to learn about part of an innovative pedagogical project, inserting ICT in the theoretical and practical training process. The study suggests that attendance during the PHC internship in ICT groups enable the processes of teaching and learning, the discovery by students of new forms of care, the search for comprehensive health care, moving away from the vertical biomedical model to a collective and horizontal model |
Palavras-chave: | Educação médica Integralidade em saúde Medicina – Estudo e ensino Atenção Primária à Saúde Formação médica Terapia comunitária integrativa Cuidado Medical education Integrative community therapy Care |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFSAÚDE) |
Citação: | SANTOS, Sílvia Mello dos. A roda de Terapia Comunitária Integrativa na formação médica: percepções dos internos do UniFOA sobre a fntegralidade da Atenção em Saúde. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22186 |
Data de defesa: | 21-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Silvia Mello Santos - 2021 - Completa.pdf | 824,26 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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