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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22202
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Investigação sobre a resposta estrutural dinâmica não determinística e análise do conforto humano de edifícios |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of the non-deterministic dynamic structural response and human comfort analysis of buildings |
Autor: | Farias, Juliana Mattos |
Primeiro orientador: | Silva, José Guilherme Santos da |
Primeiro membro da banca: | Burgos, Rodrigo Bird |
Segundo membro da banca: | Soeiro, Francisco José da Cunha Pires |
Terceiro membro da banca: | Alencar, Guilherme Santana |
Resumo: | Considerando-se o atual processo de verticalização das grandes cidades brasileiras, e tendo em mente que os projetos de edifícios altos, arrojados e esbeltos, têm apresentado valores inferiores a 1 Hz para as frequências naturais, além de baixos níveis de amortecimento, este trabalho de pesquisa objetiva o estudo do comportamento dinâmico não determinístico e a avaliação do conforto humano destes sistemas estruturais. Para tal, ao longo do estudo considera-se o projeto de um edifício de concreto armado, destinado para uso de escritórios comerciais, composto por 34 pavimentos e altura total de 102 m, localizado na cidade de Belo Horizonte/MG, quando submetido às ações das cargas de vento. O modelo em elementos finitos desenvolvido para a análise dinâmica do edifício em estudo foi gerado com base no emprego de técnicas usuais de discretização a partir da utilização do Método dos Elementos Finitos (MEF), via uso do programa ANSYS (2009). Com base nos resultados alcançados ao longo desta investigação, em termos dos valores máximos médios dos deslocamentos e acelerações de pico, destaca-se que o sistema estrutural analisado atende aos limites recomendados para o conforto humano para velocidades de vento de até 80 km/h. Todavia, considerando-se velocidades de vento mais elevadas (90 km/h a 126 km/h), o quadro é bastante distinto e os critérios de projeto referentes ao conforto humano não são atendidos. |
Abstract: | Considering the current process of verticalization in main Brazilian cities, and having in mind that projects for tall, bold and slender buildings have presented natural frequencies values below 1 Hz, in addition to low damping levels, this research work aims to study the non-deterministic dynamic behaviour and assess the human comfort of these structural systems. This way, throughout the study a reinforced concrete building project is considered, used as commercial offices, consisting of 34 floors and a total height of 102 m, located at the city of Belo Horizonte/MG, when subjected to the wind load actions. The finite element model developed for the building dynamic analysis was created based on the use of usual discretization techniques utilising the Finite Element Method (FEM), considering the ANSYS (2009) program. Based on the results achieved throughout this investigation, in terms of the mean maximum values of displacements and peak accelerations, it is highlighted that the analysed structural system attends the human comfort recommended limits for wind velocities up to 80 km/h. However, considering higher wind velocities (90 km/h to 126 km/h), the picture is quite different and the design criteria regarding human comfort are violated. |
Palavras-chave: | Civil engineering Structural analysis (Engineering) Human comfort Buildings Wind-pressure Finite element method Engenharia civil Análise estrutural (Engenharia) Conforto humano Edifícios Pressão do vento Método dos elementos finitos |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citação: | FARIAS, Juliana Mattos. Investigação sobre a resposta estrutural dinâmica não determinística e análise do conforto humano de edifícios. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22202 |
Data de defesa: | 7-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil |
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