Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22207
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Imigrantes venezuelanos na condição de sujeitos escolares em Boa Vista: a narrativa de ser estrangeiro |
Título(s) alternativo(s): | Venezuelan immigrants as school subjects in Boa Vista: the narrative of being a foreigner |
Autor: | Barros, João dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Senna, Luiz Antonio Gomes |
Primeiro membro da banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Segundo membro da banca: | Souza, Janaína Moreira Pacheco de |
Terceiro membro da banca: | Zambrano, Cora Elena Gonzalo |
Quarto membro da banca: | Lima, Ezer Wellington Gomes |
Quinto membro da banca: | Machado, Maria Letícia Cautela de Almeida Batista, Erlinda Martins |
Resumo: | Com o intenso fluxo migratório de venezuelanos, desde 2015, quase 1 milhão de estrangeiros oriundos do país vizinho entraram no Brasil e, desse total, 510.499 decidiram ficar no território brasileiro, conforme dados do governo federal (Brasil, 2023). Além do deslocamento geográfico, as crianças e adolescentes que acompanharam suas famílias, migraram para as escolas brasileiras e vivenciaram o processo de integração à nova realidade escolar, discrepante da experiência herdada no país de origem, por ser outro sistema de ensino. Como consequência, precisam se adequar à língua, à escrita, à cultura de um outro ambiente escolar e de uma outra sociedade, aos conflitos do convívio social dentro e fora da escola, assim também ao drama de ser sujeito à margem no Brasil, sofrendo preconceitos diversos e xenofobia, vivendo em péssimas condições de moradia, além das questões acerca da identidade enquanto aluno e imigrante. Portanto, o objeto da pesquisa se fundamenta nas narrativas de vida de sujeitos da migração venezuelana no contexto escolar de Roraima. O objetivo geral é identificar o perfil do sujeito escolar oriundo de fluxos migratórios entre Venezuela e Brasil, à luz das narrativas de estudantes do ensino médio em escolas públicas de Boa Vista/RR. A metodologia da pesquisa é qualitativa e fundamenta-se nas narrativas de vida, a partir de entrevistas coletadas na pesquisa de campo. Nas reflexões desse contexto estão, a psicologia e sociologia do sujeito da imigração, a prática do professor, a conduta da escola, o papel do Estado e os fatores sociolinguísticos que cercam o imigrante e as relações sociais, para evidenciar a necessidade de políticas educacionais de acolhimento. Como aporte teórico das narrativas (auto)biográficas nos baseamos, principalmente, nos estudos de Souza (2019) sobre ser professor na região de fronteira; Marinas (2007, 2014), sobre prática e cênica da linguagem, além de Le Grand e Pineau (2012), Josso (2014), Bragança (2012, 2014) e Souza (2014, 2019) na abordagem das narrativas (auto)biográficas como processo de formação dos sujeitos. |
Abstract: | With the intense migratory flow of Venezuelans, since 2015, almost 1 million foreigners from the neighboring country have entered Brazil and, of this total, 510,499 have decided to remain in Brazilian territory, according to data from the federal government (Brasil, 2023). In addition to geographic displacement, children and adolescents who accompanied their families migrated to Brazilian schools and experienced the process of integration into the new school reality, which differs from the experience inherited in the country of origin, as it is a differentiated education. system. As a consequence, they need to adapt to the language, writing, culture of another school environment and another society, to the conflicts of social life inside and outside of school, as well as to the drama of being subjected to the margins in Brazil, suffering various prejudices and xenophobia, living in terrible housing conditions in addition to questions about identity as a student and immigrant. Therefore, the object of the research is based on the life narratives of Venezuelan migratory subjects in the school context of Roraima. The general objective is to identify the profile of the school subject based on migratory flows between Venezuela and Brazil, in light of the narratives of high school students from public schools in Boa Vista/RR. The research methodology is qualitative and is based on life narratives based on interviews collected in field research. The reflections in this context include the psychology and sociology of the subject of immigration, the practice of school management, the role of the State and the sociolinguistic factors that surround the immigrant and social relations, to highlight the need for political education. As a theoretical contribution to (auto)biographical narratives, we rely mainly on studies of Souza (2019) about being a teacher in the border region; Marinas (2007, 2014), on the practice and scenic nature of language, as well as Le Grand and Pineau (2012), Josso (2014), Bragança (2012, 2014) and Souza (2014, 2019) in the approach to (self) narratives biographical studies as a process of subject formation. |
Palavras-chave: | Imigração Escola brasileira Aluno venezuelano Integração Narrativa (auto)biográfica Immigration Brazilian school Benezuelan student Integration (Auto)biographical narrative |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BARROS, João dos Santos. Imigrantes venezuelanos na condição de sujeitos escolares em Boa Vista: a narrativa de ser estrangeiro. 2024. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22207 |
Data de defesa: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - João dos Santos Barros - 2024 - Completa.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - João dos Santos Barros - 2024.pdf | 320,11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN- João dos Santos Barros - 2024.pdf | 178,06 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.