Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22210
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis representações sociais de voluntários universitários fluminenses
Título(s) alternativo(s): Citizenship in perspective: an analysis of possible social representations of university volunteers from Rio de Janeiro
Autor: Romão Júnior, Antonio José de Lucena 
Primeiro orientador: Ferreira, Arthur Vianna
Primeiro membro da banca: Bampi, Maria Luisa Furlin
Segundo membro da banca: Natali, Paula Marçal
Terceiro membro da banca: Martins, Luciane Patrício Barbosa
Resumo: Este trabalho acadêmico intitulado “Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis de Representações Sociais de voluntários universitários fluminenses. ” tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de cidadania apresentadas nos discursos dos voluntários envolvidos através do Projeto social “Ação no Pé Pequeno”, que é ligado a uma instituição de ensino superior confessional católica. A pesquisa pretende analisar como essas representações influenciam nas práticas educativas desenvolvidas nas ações sociais práticas por estes voluntários, bem como a relação de alteridade presente em seus discursos e abordagens pedagógicas. Para tal, foi utilizado uma abordagem psicossocial, baseada em referências teóricas de autores como Ferreira, Reboul e Mazotti. Ao longo da pesquisa observamos uma Hibridização equivocada dos termos “cidadania e caridade” presente nos discursos dos voluntários. Esta confusão gera uma visão deturpada sobre as ações de cidadania presentes no voluntariado, onde as mesmas são vistas de uma forma mais tradicional e individualista, onde a ajuda aos grupos vulneráveis é percebida como um ato de bondade pessoal e de fé, desvinculado de um contexto mais amplo de garantia de direitos e cidadania.
Abstract: This academic work entitled "Citizenship in perspective: an analysis of possible Social Representations of university volunteers from Rio de Janeiro." aims to investigate the possible social representations of citizenship presented in the discourses of volunteers involved in the social project “Ação no Pé Pequeno,” which is linked to a Catholic confessional higher education institution. The research seeks to analyze how these representations influence the educational practices developed in the social actions carried out by these volunteers, as well as the relationship of alterity present in their discourses and pedagogical approaches. For this purpose, a psychosocial approach was used, based on theoretical references from authors such as Ferreira, Reboul, and Mazotti. Throughout the research, we observed a mistaken hybridization of the terms “citizenship and charity” in the volunteers' discourses. This confusion creates a distorted view of the citizenship actions present in volunteer work, where they are seen in a more traditional and individualistic manner, with help for vulnerable groups perceived as an act of personal kindness and faith, disconnected from a broader context of guaranteeing rights and citizenship.
Palavras-chave: Citizenship
Social representations
Volunteering
Educational practices
Solidarity
Cidadania
Representações sociais
Voluntariado
Práticas educativas
Solidariedade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ROMÃO JÚNIOR, Antonio José de Lucena. Cidadania em perspectiva: uma análise de possíveis representações sociais de voluntários universitários fluminenses. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22210
Data de defesa: 18-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.