Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22213
Tipo do documento: Dissertação
Título: A justiça juvenil brasileira e a precarização do sistema socioeducativo para a reinserção social de adolescentes infratores: uma prioridade postergada
Título(s) alternativo(s): Brazilian juvenile justice and the precariousness of the socio-educational system for the social reintegration of juvenile offenders: a postponed priority
Autor: Grangeia, Victoria Soato Marin Diniz 
Primeiro orientador: Cunha, José Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Guilherme Leite
Segundo membro da banca: Teixeira, Sergio Willian Domingues
Resumo: A dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa à reinserção social, partindo da ressignificação de valores dos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Semiliberdade, na cidade de Porto Velho-RO, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento às medidas, como é efetivada a reinserção desses adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo. São apresentadas as vivências dos adolescentes, as relações com a educação, a família, as relações com o mundo do trabalho, do lazer e da cultura. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma contextualização das Medidas Socioeducativas nas políticas públicas, detectando as peculiaridades da Medida de Semiliberdade. Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo. Foram realizadas observações diretas do campo, como também indiretas: análise documental, entrevistas e análise de conteúdo.
Abstract: This dissertation the results of an exploratory research, which investigated the possibilities of education and resocialization based on a pedagogical proposal that aims at social reintegration, starting from the redefinition of values of adolescents in compliance with Socio-educational Measures of Semi-liberty, in the city of Porto Velho- RO, in order to contribute to discussions regarding public policies and technical interventions in socio-educational care aimed at adolescents. Its central objective was to understand, through the experiences lived in compliance with the measures, how the reintegration of these adolescents is carried out, having as a guiding principle Social Pedagogy, whose foundations are based on the emancipation and social transformation of the individual. The experiences of adolescents, relationships with education, family, relationships with the world of work, leisure and culture are presented. In order to achieve these objectives, a contextualization of Socio-Educational Measures was carried out in public policies, detecting the peculiarities of the Semiliberty Measure. This research constitutes an exploratory study, based on the qualitative research method. Direct field observations were carried out, as well as indirect observations: document analysis, interviews and content analysis.
Palavras-chave: Teenagers
socio-educational measure
semiliberty
social reintegration
social pedagogy
Adolescentes
medida socioeducativa
semiliberdade
reintegração social
pedagogia social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: GRANGEIA, Victoria Soato Marin Diniz. A justiça juvenil brasileira e a precarização do sistema socioeducativo para a reinserção social de adolescentes infratores: uma prioridade postergada. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22213
Data de defesa: 5-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.