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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22226
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EJA e tecnologias digitais: mutações na forma escolar para trabalhadores educandos em um Centro de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro no período pandêmico |
Título(s) alternativo(s): | EJA and digital technologies: mutations in the school form for workers studying at a Youth and Adult Education Center in the State of Rio de Janeiro in the pandemic context |
Autor: | Souza, Edilaine de Melo ![]() |
Primeiro orientador: | Alvarenga, Marcia Soares de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira |
Segundo membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Terceiro membro da banca: | Toja, Noale de Oliveira |
Resumo: | A pesquisa emerge da prática docente da autora, professora de matemática em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na Baixada Fluminense, especialmente nos anos de 2020 e 2021. O período marcado pela pandemia levou a inquietações em torno do aprofundamento das desigualdades no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os limites apresentados pelas atividades disponibilizadas em ambientes virtuais. Considerando esse contexto no CEJA Piabetá – campo empírico da pesquisa, o trabalho tem por principal objetivo contribuir para a compreensão crítica dos impactos provocados pela conjuntura pandêmica para o acesso ao direito à educação de jovens e adultos a partir da implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Pretende-se analisar: a) os limites e as possibilidades das medidas adotadas pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para os estudantes da Rede CEJA; e b) as necessidades manifestadas pelos estudantes, em específico, do CEJA Piabetá, para terem assegurado o direito à educação no período da pandemia, limitado às dificuldades de acesso às tecnologias virtuais. A Pesquisa se insere nas produções do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT) e está ancorada em autores do campo da perspectiva crítica dialética, a partir da qual se procederá ao exame reflexivo das fontes documentais emitidas pela SEEDUC durante o ERE e às mensagens enviadas por esses estudantes (via e-mail ou pela plataforma exclusiva da Rede CEJA). Busca-se, ainda, comparar o número de atendimentos realizados durante e após o período de vigência do ERE, problematizando tanto as necessidades manifestadas frente ao uso das tecnologias para avançar com os estudos, bem como as repercussões da Educação a Distância (EaD) para a Educação de Jovens e Adultos. |
Abstract: | The research emerges from the teaching practice of the author, a mathematics teacher at a Youth and Adult Education Center (CEJA) in Baixada Fluminense, especially in the years 2020 and 2021. The period marked by the pandemic led to concerns about the deepening of inequalities in the field of Youth and Adult Education (EJA) and the limits presented by teaching activities in virtual environments. Considering this context, at CEJA Piabetá – empirical field of research, the main objective of the work is to contribute to the critical understanding of the impacts caused by the pandemic situation on access to the right to education for young people and adults through the implementation of Emergency Remote Education (ERE). It is intended to analyze: a) the limits and possibilities of the measures adopted by the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) for students from the CEJA Network; and, b) the needs expressed by students, specifically, from CEJA Piabetá, to have their right to education ensured during the pandemic period, limited to difficulties in accessing virtual technologies. The research is part of the productions of the research group Public Policies and Education of Young and Adults of the Working Class (PPEJAT) and is anchored in authors from the field of dialectical critical perspective, from which a reflexive examination of the documentary sources issued by SEEDUC during the ERE and the messages sent by these students (via email or through the exclusive platform of the CEJA Network). The aim is also to compare the number of services provided during and after the period of validity of the ERE, problematizing both the needs expressed in relation to the use of technologies to advance with studies, as well as the repercussions of Distance Education (EaD) for Youth and Adult Education. |
Palavras-chave: | Youth and adult education Remote teaching Pandemic CEJA network Digital education technologies Educação de jovens e adultos Ensino remoto Pandemia; rede CEJA Tecnologias digitais de educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SOUZA, E. M. EJA e tecnologias digitais: mutações na forma escolar para trabalhadores educandos em um Centro de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro no período pandêmico. 2024. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22226 |
Data de defesa: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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