Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22233
Tipo do documento: Dissertação
Título: Passos críticos: dança e capital na construção da identidade brasileira
Título(s) alternativo(s): Pasos críticos: danza y capital en la construcción de la identidad brasileña
Autor: Labeta, Ingrid de Melo 
Primeiro orientador: Silva, Mauro Trindade Nogueira da
Primeiro membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Segundo membro da banca: Ferreira, Viviana Mendes Ribeiro
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação do corpo profissional da dança, explorando suas raízes históricas e interações com a sociabilidade capitalista. A análise aborda a dissociação de valores, examinando a relação entre o masculino e o feminino na dança, destacando a dualidade artística como reflexo da dualidade social. Revela-se a relação intrincada entre a dança e a produção capitalista, abordando reificação e alienação. Exploram-se contradições contemporâneas, analisando a resistência limitada diante das imposições do capital. A dissertação, com abordagem qualitativa e bibliográfica, examina as epistemes da temática, usando análise materialista histórica e dialética para compreender impactos nas relações sociais e as reverberações nas normativas sobre os recortes sociais da dança no Brasil. Destacam-se contradições na socialização do valor, a associação da dança à atividade feminina e seu papel econômico secundário, ressaltando a necessidade de proteger a autenticidade artística da dança brasileira em meio às complexidades contemporâneas
Abstract: Esta investigación examina la formación del cuerpo profesional de la danza, explorando sus raíces históricas e interacciones con la sociabilidad capitalista. El análisis aborda la disociación de valores, examinando la relación entre lo masculino y lo femenino en la danza, destacando la dualidad artística como reflejo de la dualidad social. Se revela la relación intrincada entre la danza y la producción capitalista, abordando la reificación y alienación. Se exploran contradicciones contemporáneas, analizando la resistencia limitada ante las imposiciones del capital. La tesis, con enfoque cualitativo y bibliográfico, examina las epistemes de la temática, utilizando un análisis materialista histórico y dialéctico para comprender los impactos en las relaciones sociales y las reverberaciones en las normativas sobre los recortes sociales de la danza en Brasil. Se destacan contradicciones en la socialización del valor, la asociación de la danza con la actividad femenina y su papel económico secundario, subrayando la necesidad de proteger la autenticidad artística de la danza brasileña en medio de las complejidades contemporâneas
Palavras-chave: Danza
Formación professional
Disociación-valor
Dança
Formação profissional
Dissociação-valor
Dança - Brasil
Capitalismo – Aspectos sociais
Identidade social na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LABETA, Ingrid de Melo. Passos críticos: dança e capital na construção da identidade brasileira. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22233
Data de defesa: 3-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.