Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22257
Tipo do documento: Tese
Título: Poesia & resistência: reflexões sobre a formação do psicólogo brasileiro em tempo indigente
Título(s) alternativo(s): Poetry & resistance: reflections on the education of brazilian psychologist in indigente time
Autor: Scarlati, Lúcia Regina da Silveira 
Primeiro orientador: Quadros, Laura Cristina de Toledo
Primeiro coorientador: Fogel, Gilvan Luiz
Primeiro membro da banca: Cabral, Alexandre Marques
Segundo membro da banca: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiza Rodrigues de
Resumo: A presente pesquisa se desenvolveu a partir dos desafios que se interpõem ao psicólogo no Brasil, à medida que ocorre uma guinada de seu projeto em território nacional – desde a constituição nacional de 1988 -, o que implica e exige decisivamente o psicólogo em sua práxis. Perpassamos, portanto, a tensão entre o que se estabeleceu historicamente como prática “psi” e aquilo que agora se almeja. Perscrutando suas possibilidades, vemos uma possível identificação da Psicologia à estrutura opressora com que o mundo tende a se mostrar, o que vai de encontro ao seu novo projeto. A Psicologia brasileira é agora demandada em um compromisso ético-político com a sociedade brasileira, que não se estratifica em normas morais. Assim, ao profissional é exigido um exercício de pensamento e leitura crítica da realidade, a partir da abertura compreensiva àquilo que se apresenta. Diante desta problemática, iniciamos o nosso caminho de pensamento e perguntamo-nos: como poderíamos formar o profissional psicólogo? Estaria a nossa tradição pedagógica preparada para o desafio de uma formação crítica? Estaria a nossa ciência, a Psicologia, disposta a sustentar a radicalidade que seu lugar lhe suscita? Diante de tais questões, afirmamos o imperativo de uma virada, de modo a nos encaminharmos em direção ao novo projeto e identidade que se quer para a Psicologia brasileira. As nossas questões nos levavam às perguntas: como formar? Como ser ou se tornar psicólogo? É insistindo nestes questionamentos que desenvolvemos a presente pesquisa. Assim, fizemos uma retomada crítica sobre as práticas pedagógicas – estabelecendo um diálogo com Paulo Freire -, compreendendo que, a cada posicionamento ou perspectiva sobre o ensinar e o aprender, faz-se presente uma compreensão sobre o ser humano e o mundo. O que significa dizer que o nosso fazer pedagógico implica um modo de leitura e posicionamento no mundo e em nossas relações. Deste modo, o nosso caminho nos conduziu à questão sobre o que seria mais originário ao ser humano, ao seu modo de ser – aqui, estabelecemos um diálogo com os filósofos Martin Heidegger e Gilvan Fogel, compreendendo a pertinência de suas visões, nas quais o ser humano aparece como ser aberto, lançado em um mundo histórico de sentido, constituindo-se historicamente, o que o posiciona em uma relação de copertinência com o mundo, em uma unidade indissociável. A partir desta compreensão, buscamos reconstruir uma possibilidade de formação, que sustentasse a retomada apropriada desta relação de unidade com o mundo. Aqui, abre-se a proposta de tese, a saber, que há algo essencialmente direcionador em nossa relação com a linguagem, sendo possível caminho para a formação crítica do psicólogo brasileiro. É esta relação que nos anima, compreendendo a força originária que se resguarda pela linguagem poética, que nos aparece como encaminhadora, como guia e mestre. A tese busca fundamentar a força desta relação, mostrando o que a sua experiência pode fazer conosco, o que pode abrir e conduzir. Um tal caminho há de se construir articulado ao nosso objetivo central: o pensar e fazer do psicólogo brasileiro; de modo a desencobrir elementos que nos atravessam e constituem essencialmente.
Abstract: The present research was developed inspired by the challenges that are interposed to psychologists in Brazil, since a change was placed in it’s national project – starting with the 1988’s Constitution – which implies and demands decisively the psychologist in its practices. Therefore, we pass through the tension between what was historically established as a psychological practice and what is now desired. Going into its possibilities, we saw a potential in Psychology to get identified with an oppressive structure, in which the world usually appears. What goes against its new project. Brazilian Psychology is now demanded in an ethical and polithical engagement with brazilian society, that does not stiffen into moral rules. Thereby, the professional is required in an exercise of thinking and critical reading of reality, which is sustained in an oppen comprehension of what presents. In front of this problem, we started our path of thinking, and asked ourselves: how could we educate the professional psychologist? Is our pedagogical tradition prepared to the challenge of a critical education? Is our science, the Psychology, willing to sustain the radicality that its place requires? Face to these questions, we stand for the imperative of a radical change, so we could walk forward to the new project and identity that is wanted for brazilian Psychology. Our questions took us to the matter of how to educate? How to be or become psychologist? By insisting in these questions we developed the present research. Therefore, we made a critical recapture over the pedagogical exercise – establishing a dialogue with Paulo Freire. So we could understand that in each standing and perspective about teaching and learning it’s present a comprehension of the human being and the world. What means that in our pedagogical exercise it’s implied a certain reading and positioning in the world, and also in our relations. Therefore, our path led us into the question about what is more originary in the human being, in its way of being – here we stablished a dialogue with the philosophers Martin Heidegger and Gilvan Fogel, understanding the pertinence in their points of view, in which the human being appears as an opened being, launched in a historical world of meaning, making itself historically, what places him in a relation of copertinence with the world, in an inseparable unity. Since this comprehension, we have searched to reconstruct one possibility of education that could sustain a proper take of this relation of unity with the world. Here the proposal of our doctoral thesis presents itself, in which there is something essentially conductor in our relation with language. Therefore, being a possible way to the critical education of brazilian psychologist. Is this relation that inspires us, understanding the originary strength that is guarded in the poetical language, that, finally, appears to us as leader, as guide and master. The doctoral thesis intends to found the strength of this relation, showing what its experience can do to us, what can it open and lead. Nevertheless, this path had to be built tied up to our main objective: the thinking and the exercise of the brazilian psychologist, so that it could discover some essential elements that penetrate and compose our profession.
Palavras-chave: Formação do psicólogo
Linguagem poética
Pedagogia crítica
Psicologia brasileira
Psychologists education
Poetical language
Critical pedagogy
Brazilian psychology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SCARLATI, Lúcia Regina da Silveira. Poesia & resistência: reflexões sobre a formação do psicólogo brasileiro em tempo indigente. 2020. 232 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22257
Data de defesa: 24-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Lúcia Regina da Silveira Scarlati - 2020 - Completa.pdf1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.