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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22261
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A Teoria da Iconicidade Verbal e a transposição do texto oral para o audiovisual |
Título(s) alternativo(s): | The theory of verbal iconicity and the transposition of oral text to audiovisual |
Autor: | Rocha, Gleiciane Rosa Vinote |
Primeiro orientador: | Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo |
Primeiro membro da banca: | Simões, Darcilia Marindir Pinto |
Segundo membro da banca: | Conforte, André Nemi |
Terceiro membro da banca: | Chiachiri Filho, Antonio Roberto |
Quarto membro da banca: | Gomes, Nataniel dos Santos |
Resumo: | Este estudo, a partir da Teoria a Iconicidade Verbal (2009), busca compreender como as marcas textuais em narrativas orais possibilitam a transposição bem-sucedida para o audiovisual, visto que direcionam significados, o que pode ser utilizado como pistas cruciais para a transposição do texto verbal para o contexto audiovisual. A hipótese principal é a de que a abordagem icônica oferece uma base eficiente para essa transposição. O objetivo principal é propor uma relação icônica entre mecanismos linguísticos- discursivos de narrativas orais para os mecanismos utilizados no texto audiovisual, tendo como fundamento a referida teoria. Dessa forma, pretende contribuir para a preservação de memórias de antigos moradores da cidade submersa de São João Marcos por meio das narrativas orais contadas não só para a preservação de memórias, mas também como uma iniciativa social e cultural. Os objetivos específicos centram-se na investigação dos mecanismos audiovisuais equivalentes às marcas coesivas na oralidade e na apresentação de uma proposta de atividades didáticas para a leitura e para produção de roteiro de textos audiovisuais no âmbito escolar, com foco no processo de significação. O aporte teórico está fundamento nas abordagens de Peirce (2017) e de Santaella (2012) sobre a Semiótica e nas de Simões (2009) acerca da Teoria da Iconicidade Verbal. Além disso, foram usados os preceitos de Zettl (2017) em relação ao texto audiovisual; os de Koch (2010) para o estudo da coesão; e os de Risso (2022) a respeito dos marcadores discursivos. Os resultados qualitativos apontam que, no contexto linguístico, no que tange à coesão sequencial, tanto em narrativas orais quanto no audiovisual, as continuidades temporal e espacial são cruciais. Na oralidade, os marcadores discursivos evidenciados nas narrativas orais propiciam a percepção da divisão dos planos do texto audiovisual e o léxico que acompanha esses marcadores conduz aos efeitos de corte e de transição do texto audiovisual como” conjunções audiovisuais. No contexto educacional, os resultados indicam que as atividades propostas à luz da Teoria da Iconicidade Verbal visam à familiaridade, à aproximação de docentes com técnicas cinematográficas, ao promover a compreensão dos signos do texto audiovisual e, também, ao propor o desenvolvimento de habilidades essenciais para a convivência em uma sociedade digital. Os resultados, por fim, demonstram a eficácia da abordagem icônica na transposição do oral para o audiovisual, ressaltando sua importância no contexto contemporâneo de letramento midiático. A comprovação da possibilidade de transposição é uma realidade que pode impactar na forma como se percebe e como se ensina a linguagem audiovisual |
Abstract: | This study, based on the Theory of Verbal Iconicity (2009), seeks to understand how textual marks in oral narratives enable successful transposition to the audiovisual, as they direct meanings, which can be used as crucial tracks for the transposition of the verbal text for the audiovisual context. The main hypothesis is that an iconic approach offers an efficient basis for this transposition. The main objective is to propose an iconic relationship between linguistic-discursive mechanisms of oral narratives and the mechanisms used in audiovisual text, based on the aforementioned theory. In this way, I intend to contribute to the preservation of the memory of the former residents of the submerged city of São João Marcos through oral narratives told not only for the preservation of memory, but also as a social and cultural initiative. The specific objectives focus on the investigation of audiovisual mechanisms equivalent to cohesive marks in orality and the presentation of a proposal for didactic activities for reading and script production of audiovisual texts in the school environment, focusing on the process of meaning. The theoretical contribution is based on the approaches of Peirce (2017) and Santaella (2012) on Semiotics and those of Simões (2009) on the Theory of Verbal Iconicity. Furthermore, Zettl's (2017) precepts in relation to audiovisual text were used; those of Koch (2010) for the study of cohesion; and those of Risso (2022) regarding discursive markers. The qualitative results indicate that, in the linguistic context, with regard to sequential cohesion, both in oral and audiovisual narratives, temporal and spatial continuities are crucial. In orality, the discursive markers evidenced in oral narratives provide the perception of the division of the planes of the audiovisual text and the lexicon that accompanies these markers leads to the cutting and transition effects of the audiovisual text as “audiovisual conjunctions”. In the educational context, the results indicate that the activities proposed in light of the Theory of Verbal Iconicity aim at familiarity, bringing teachers closer to cinematographic techniques, promoting understanding of the signs of the audiovisual text and, also, proposing the development of essential skills for coexistence in a digital society. The results, finally, demonstrate the effectiveness of the iconic approach in transposing the oral to the audiovisual, highlighting its importance in the contemporary context of media literacy. Proving the possibility of transposition is a reality that can impact the way audiovisual language is perceived and taught |
Palavras-chave: | Verbal iconicity theory Oral narrative Audiovisual text Sequential cohesion Reading and production of audiovisual text Teoria da iconicidade verbal Narrativa oral Texto audiovisual Coesão sequencial Leitura e produção de texto audiovisual Comunicação oral Análise do discurso narrativo Comunicação audiovisual Coesão (Linguística) Leitura oral Ensino audiovisual |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | ROCHA, Gleiciane Rosa Vinote. A teoria da iconicidade verbal e a transposição do texto oral para o audiovisual. 2024. 228 f. Tese (Doutorado em Letras) — Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22261 |
Data de defesa: | 30-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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