Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22264
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O olhar das mães de adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, sobre a execução da política pública de educação especial: estudos de caso |
Título(s) alternativo(s): | Debilidades en la implementación de la política pública de educación especial para adolescentes diagnosticados con Trastorno del Espectro Autista (TEA): estudio de casos |
Autor: | Cabral, Christiane de Almeida |
Primeiro orientador: | Arantes, Esther Maria de Magalhães |
Primeiro membro da banca: | Silva, Lenir Nascimento da |
Segundo membro da banca: | Almeida, Ney Luiz Teixeira de |
Resumo: | A presente dissertação trata da execução da política pública de educação especial no atendimento aos adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, conforme o relato de suas mães A pesquisa foi realizada com três mães que deram origem a quatro estudos de casos. Elas foram convidadas a participarem da pesquisa, pois se tratavam de pessoas que levantavam questões recorrentes sobre a Política de Educação Inclusiva quando eu trabalhava como assistente social no campo da execução de uma política pública para pessoas com deficiência situada no Município do Rio de Janeiro. Para problematização dos relatos coletados no estudo dos casos, foram utilizadas as orientações contidas na Nota Técnica Nº 24 de 2013 do Ministério da Educação. Esta nota se propõe a nortear os Sistemas de Ensino quanto ao acesso das pessoas diagnosticadas com o TEA a educação na perspectiva inclusiva. E sua formulação foi baseada nos preceitos da Lei 12.764/2012 que dispõe sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Estruturada em três capítulos, a presente dissertação apresenta em seu primeiro momento a construção histórica sobre as relações sociais no universo das pessoas com deficiência e, posteriormente, essas relações são direcionadas ao desenvolvimento da temática do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, suas características, o surgimento dos movimentos sociais e a luta pela efetivação do modelo biopsicossocial como diretriz na formulação e operacionalização das políticas públicas, assim como na participação da pessoa com deficiência na sociedade. O segundo capítulo problematiza a formação das políticas sociais brasileiras e se aprofunda no resgate histórico da política de educação e a implementação de uma educação especial sob a perspectiva inclusiva. E o terceiro capítulo tratará da análise das informações coletadas nos estudos de caso. O resultado da pesquisa identificou a necessidade de estimular a capacitação continuada da comunidade escolar, assim como a implementação de uma rotina de diálogos entre os órgãos que compõem o sistema de ensino e destes com as demais políticas públicas e as famílias. Entendendo que são partes de um todo que, trabalhando em conjunto, vão proporcionar a experiências de uma educação inclusiva para os estudantes com necessidades educacionais especiais. |
Abstract: | Esta disertación aborda las debilidades en la implementación de la política pública de educación especial en la atención a adolescentes diagnosticados con Trastorno del Espectro Autista (TEA), según lo informado por sus madres. La investigación se llevó a cabo con tres madres y dio lugar a cuatro estudios de caso. Ellos fueron invitadas a participar en la investigación porque eran personas que planteaban preguntas recurrentes sobre la Política de Educación Inclusiva cuando yo trabajaba como trabajadora social en el ámbito de la implementación de una política pública para personas con discapacidad en el municipio de Río de Janeiro.Para problematizar los informes recogidos en los estudios de caso, se utilizaron las orientaciones contenidas en la Nota Técnica nº 24 de 2013 del Ministerio de Educación. Esta nota se propone orientar a los sistemas educativos en cuanto al acceso a la educación inclusiva de las personas diagnosticadas con TEA. Su formulación se basó en los preceptos de la Ley 12.764/2012, que prevé la Política Nacional de Protección de los Derechos de las Personas con Trastornos del Espectro Autista.Estructurada en tres capítulos, esta disertación presenta, en primer lugar, la construcción histórica de las relaciones sociales en el mundo de las personas con discapacidad y, posteriormente, estas relaciones se orientan hacia el desarrollo del tema del Trastorno del Espectro Autista (TEA), sus características, el surgimiento de movimientos sociales y la lucha por la implementación del modelo biopsicosocial como directriz en la formulación y operacionalización de políticas públicas, así como la participación de las personas con discapacidad en la sociedad. El segundo capítulo problematiza la formación de las políticas sociales brasileñas y profundiza en la historia de la política educativa y la implementación de la educación especial desde una perspectiva inclusiva. El tercer capítulo analiza la información recogida en los estudios de caso.Los resultados de la investigación identificaron la necesidad de estimular la formación continua de la comunidad escolar, así como la implementación de una rutina de diálogo entre los órganos que componen el sistema educativo y entre éstos y otras políticas públicas y las familias. Entendiendo que son partes de un todo que, trabajando en conjunto, proporcionarán las experiencias de una educación inclusiva para alumnos con necesidades educativas especiales. |
Palavras-chave: | Educación especial Educación inclusiva Trastorno del Espectro Autista Educação Especial Educação na perspectiva inclusiva Transtorno do Espectro do Autismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | CABRAL, Christiane de Almeida. O olhar das mães de adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, sobre a execução da política pública de educação especial: estudos de caso. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22264 |
Data de defesa: | 23-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Christiane de Almeida Cabral - 2024 - Completa.pdf | 780,06 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Christiane de Almeida Cabral - 2024.pdf | 258,46 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Christiane de Almeida Cabral - 2024.pdf | 178,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.