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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento e aplicação de um programa baseado em Mindfulness com médicos residentes do HUPE/UERJ para gerenciamento do estresse
Título(s) alternativo(s): Development and implementation of a Mindfulness-based program with resident physicians at HUPE/UERJ for stress management
Autor: Rodrigues, Carla Neumann 
Primeiro orientador: Oliva, Angela Josefina Donato
Primeiro membro da banca: Pinho, Vanessa Dordron de
Segundo membro da banca: Lipp, Marilda Novaes
Resumo: O ambiente hospitalar, de maneira geral apresenta desafios para a regulação emocional de profissionais e estudantes das áreas da saúde. As situações de tomada de decisão que afetam a vida, aliada às longas jornadas de trabalho, colocam esses profissionais no limite, com risco para sua saúde mental. A literatura comprova que intervenções baseadas em mindfulness se apresentam como uma alternativa eficaz na redução do estresse. Neste trabalho será explorada a hipótese de que elas podem ser adaptadas ao estilo de vida de profissionais da saúde, pois podem ser realizadas a qualquer momento, e não necessitam de instrumentos específicos. Com o objetivo de explorar a ideia de eficácia das IBMs para o gerenciamento do estresse, no contexto específico de profissionais de saúde, foram realizados dois estudos: no primeiro, foi feita uma revisão sistemática da literatura com foco em avaliar a eficácia das intervenções baseadas em mindfulness (IBMs) com profissionais e estudantes das áreas da saúde. Os resultados indicam maior regulação emocional e diminuição no nível de estresse percebido quando se utiliza esse tipo de intervenção em diversos profissionais e estudantes de saúde, porém existe pouca evidencia sobre eficácia das IBM para redução do estresse em médicos residentes. A literatura aponta diversos motivos para prevalência de estresse em médicos, em especial médicos residentes. Com o intuito de investigar se a prática de mindfulness ajudaria a diminuir os níveis de estresse nessa população, foi realizado um segundo estudo. O objetivo foi o desenvolvimento e a aplicação de um programa em grupo para médicos residentes, online e gratuito, baseado em mindfulness, para o gerenciamento do estresse desses participantes. Onze médicos voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos: teste (n=6) e comparação (n=5). A intervenção para o grupo teste consistiu em um programa de oito semanas com encontros semanais de mindfulness, enquanto o grupo de comparação participou de discussões sobre temas gerais relacionados à carreira médica, também em oito sessões. Os dados foram coletados antes e após a intervenção, incluindo avaliações de qualidade de vida, estresse, ansiedade, depressão e satisfação no trabalho. Esta pesquisa visou identificar se intervenção baseada em mindfulness poderia trazer como benefício a diminuição, em algum grau, do estresse em médicos residentes. Os resultados sugerem que a intervenção não só promove a redução do estresse dos médicos residentes, mas também melhora o cuidado ao paciente, quando relacionado ao grupo de comparação, destacando implicações importantes para a prática clínica e futuras pesquisas.
Abstract: The hospital environment, in general, poses challenges for the emotional regulation of healthcare professionals and students. The decision-making situations that affect lives, combined with long working hours, push these professionals to their limits, risking their mental health. Literature confirms that mindfulness-based interventions present themselves as an effective alternative in stress reduction. This work will explore the hypothesis that they can be adapted to the lifestyle of healthcare professionals since they can be performed at any time and do not require specific instruments. With the aim of exploring the idea of effectiveness of MBIs for stress management, specifically among healthcare professionals, two studies were conducted: in the first one, a systematic literature review focusing on evaluating the efficacy of mindfulness-based interventions with professionals and students in healthcare fields was conducted. The results indicate greater emotional regulation and decrease in perceived stress levels when this type of intervention is used among various healthcare professionals and students, although there is little evidence regarding the effectiveness of MBIs in reducing stress among resident physicians. The literature points to several reasons for the prevalence of stress among physicians, especially resident physicians. In order to investigate whether mindfulness practice would help reduce stress levels in this population, a second study was conducted. The objective was the development and implementation of a group program for resident physicians, online and free, based on mindfulness, for managing the stress of these participants. Eleven volunteer physicians were randomly divided into two groups: test (n=6) and comparison (n=5). The intervention for the test group consisted of an eight-week program with weekly mindfulness sessions, while the comparison group participated in discussions on general topics related to the medical career, also in eight sessions. Data were collected before and after the intervention, including assessments of quality of life, stress, anxiety, depression, and job satisfaction. This research aimed to identify whether mindfulness-based intervention could bring about, to some extent, a decrease in stress among resident physicians. The results suggest that the intervention not only promotes the reduction of stress among resident physicians but also improves patient care when compared to the comparison group, highlighting important implications for clinical practice and future research.
Palavras-chave: Emotional regulation
Stress
Healthcare professionals
Resident physicians
Mindfulness
Regulação emocional
Estresse
Profissionais de saúde
Médicos residentes
Mindfulness
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: RODRIGUES, Carla Neumann. Desenvolvimento e aplicação de um programa baseado em Mindfulness com médicos residentes do HUPE/UERJ para gerenciamento do estresse. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22276
Data de defesa: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



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