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Tipo do documento: Tese
Título: Educação midiática na era da (des)informação: o gênero do discurso fake news
Título(s) alternativo(s): Media education in the era of (mis)information: fake news as a genre of the discourse
Autor: Zanardi, Juliene Kely 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Santos, Denise Salim
Terceiro membro da banca: Fraguas, Marcela Martins de Melo
Quarto membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Resumo: O termo fake news ganhou notoriedade e se popularizou no final de 2016, relacionado a dois eventos políticos que tiveram grande repercussão no cenário mundial: as eleições presidenciais norte-americanas, que culminaram na vitória de Donald Trump, e o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit. A possível interferência de notícias falsas no resultado das duas votações provocou amplo debate e controvérsias entre a opinião pública. A partir desses fatos, a expressão fake news se consolidou e tem sido utilizada para referir uma série de textos que circulam na internet, veiculando conteúdo falso ou enganoso. Diante do quadro, a presente Tese se volta para o estudo das fake news como um novo gênero do discurso que se consolidou na contemporaneidade, atrelado ao atual cenário sociopolítico e ao advento das redes sociais. Para tal, são utilizados como referência trabalhos já realizados sobre o fenômeno estudado, tais como Wardle (2017), Santaella (2018) e Anstead (2021), além da teoria dos gêneros proposta pelo Círculo de Mikhail Bakhtin (2009; 2011). Considerando os graves impactos sociais provocados pela divulgação de conteúdo falso, o estudo se volta especialmente para a Educação Midiática como meio de combate, visando a apontar caminhos para sua abordagem como gênero do discurso nas aulas de Língua Portuguesa
Abstract: The expression “fake news” gained notoriety and popularity in the end of 2016, due to two political events of world repercussion: the US presidential elections that culminated in the victory of Donald Trump and the process through which the United Kingdom left the European Union, known as Brexit. The possibility of interference of fake news on the result of both referenda sparked debate and controversy within the sphere of public opinion. After such facts, the term fake news has become common, and has been used to refer to a series of texts that circulate the internet, showing deceitful or false content. Considering such panorama, the present dissertation focusses on fake news as a new genre of the discourse that has been consolidated in contemporaneity, connected to the present sociopolitical backdrop and to the advent of social media. Works written on the phenomenon of fake news such as Wardle (2017), Santaella (2018) and Anstead (2021) have been referred to. Besides, we have used the theory of the genres of the discourse developed by the circle of Mikhail Bakhtin (2009 e 2011). Acknowledging the deep social impact caused by the dissemination of false content, the research turns especially to Media Education as a tool to combat fake news, aiming at showing possibilities to approach it as a discursive genre in Portuguese Language lessons
Palavras-chave: Media education
Genres of the discourse
Reading practices
Language teaching
Fake news
Educação midiática
Gêneros discursivos
Práticas de leitura
Ensino
Análise crítica do discurso
Notícias falsas
Redes sociais on-line
Desinformação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ZANARDI, Juliene Kely. Educação midiática na era da (des)informação: o gênero do discurso fake news. 2024. 227 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22277
Data de defesa: 30-Jan-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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