Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354
Tipo do documento: Dissertação
Título: Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro
Título(s) alternativo(s): Djanira da Motta e Silva: a modernism contribution
Autor: Oliveira, Luíza Estruc dos Santos de 
Primeiro orientador: Ragazzi, Alexandre
Primeiro coorientador: Siqueira, Vera Beatriz
Primeiro membro da banca: Pereira, Amanda Reis Tavares
Segundo membro da banca: Baptista, Anna Paola Pacheco
Resumo: A presente pesquisa procurou reafirmar a figura da artista Djanira da Motta e Silva no centro de sua produção durante o modernismo brasileiro, afastando-a da antiga intitulação de artista naif presente na narrativa da crítica de arte. A importante obra deixada por ela foi revisitada, nesse sentido, para investigar plasticamente suas influências artísticas e singularidades. Como foco para análise do repertório de uma artista multifacetada, foram escolhidos painéis com cenas de trabalho produzidos no período que compreendeu sua maturidade artística, durante a década de 1950 após sua primeira viagem internacional com destino aos Estados Unidos. A consulta de informações para entendimento de seu conjunto de obras, foi realizada por meio de catálogos de suas exposições individuais e coletivas, bem como jornais da época que mencionavam tais obras e que apresentavam colocações da própria pintora sobre sua produção artística. Ao separar falas da artista das críticas recebidas olhando para os objetos artísticos, foi possível identificar fatores plásticos e fatos históricos que comprovam a singularidade da obra de Djanira e a posicionam onde ela mesma gostaria de estar, reforçando, mais uma vez, sua importância ao modernismo brasileiro
Abstract: The present research seeks to reaffirm the figure of the artist Djanira da Motta e Silva at the center of her production during Brazilian modernism, subverting the old title of naïve artist in the narrative of art criticism. An important work left by her was revisited, in a way to plastically investigate its artistic influences and singularities. As a focus for analyzing the repertoire of a multifaceted artist, panels with the work scenes produced in the period that comprised her artistic maturity, during the 1950s after her first international trip to the United States, were chosen as an analisis focus. The data to understand her set of works was carried out through catalogs of her individual and collective art exhibits, as well as newspapers of the time that mentioned such art works and that presented statements by her own about her artistic production. By separating the artist's statements from the criticism received, taking the artistic objects as reference, it was possible to identify plastic factors and historical facts that prove the uniqueness of Djanira's work and how she defined herself, reinforcing, once again, her importance to Brazilian modernism
Palavras-chave: Modernism
Naive art
Mural
Modernist women
Djanira da Motta e Silva
Modernismo
Arte naif
Muralismo
Mulheres modernistas
Djanira, 1914-1979
Modernismo (Arte) – Brasil – História
Arte naif – Brasil
Pintura e decoração mural – Brasil
Mulheres artistas
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: OLIVEIRA, Luíza Estruc dos Santos. Djanira da Motta e Silva: uma contribuição ao modernismo brasileiro, 2024.126 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22354
Data de defesa: 17-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.