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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22355
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O “momento pactual” nas aulas de educação física em escolas municipais do Rio de Janeiro: as relações e negociações entre professor e aluno |
Título(s) alternativo(s): | “Pactual Moment” in Physical Education classes in municipal schools in Rio de Janeiro: relationships and negotiations between teacher and student |
Autor: | Lutz, Thulyo |
Primeiro orientador: | Telles, Silvio de Cassio Costa |
Primeiro membro da banca: | Porretti, Marcelo Faria |
Segundo membro da banca: | Souza, Gabriela Conceição de |
Terceiro membro da banca: | Antunes, Marcelo Moreira |
Quarto membro da banca: | Triani, Felipe da Silva |
Resumo: | Apesar de pouco abordado em pesquisas acerca da Educação Física escolar (EFE), encontramos estudos que indicam a incidência de um fenômeno cuja característica principal é destinar uma parte do tempo e do espaço de aula de EFE para que os alunos realizem as atividades que desejarem. Por trás desse fenômeno está a relação de força (sob a ótica da Teoria do Campo de Pierre Bourdieu) e a negociação entre professores e alunos. À luz da Teoria do Campo de Bourdieu, o estudo teve como objetivo investigar, analisar e compreender em que medida as relações e negociações entre professores e alunos podem resultar na concessão desse fenômeno, que chamamos de Momento Pactual (MP) durante a prática pedagógica de professores de EFE do Ensino Fundamental em escolas municipais do Rio de Janeiro, tornando-o (o MP) parte integrante das aulas, elemento representativo do habitus. Para tal, dividimos a presente pesquisa em três estudos que correspondem a totalidade da tese. No Estudo 1, identificamos e compreendemos as condições e características do cotidiano docente e a possível a existência do MP na intervenção de 144 professores de EFE lotados em escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. Para tal, utilizamos questionário eletrônico. Os resultados indicam similaridades no cotidiano dos professores, principalmente em relação ao espaço e materiais disponíveis, o futebol e o queimado como atividades mais pedidas pelos alunos e a existência do MP como uma característica na intervenção dos professores, conforme relatos deles. Durante o estudo 2, identificamos e compreendemos como ocorrem as relações de poder/força e as negociações entre professor e aluno que podem resultar na existência do MP durante a observação sistemática de 124 aulas de EFE. Para realizar a observação sistemática das aulas utilizamos um diário de campo, que somado a um roteiro de entrevistas com os 16 professores resultaram nos dados coletados. A partir da análise do conteúdo proposta por Bardin, emergiram três categorias de análise: conteúdos/temas das aulas; MP na perspectiva dos professores; MP na perspectiva dos alunos. Os resultados mostram que o MP pode ser compreendido como um elemento do habitus da intervenção da maioria dos professores. O MP surge como uma espécie de pacto, de acordo entre professor e aluno, resultado das pressões e pedidos dos alunos para que tenham seus anseios atendidos, tendo o futebol como atividade mais pedida por eles. O Estudo 3 é um ensaio cujo objetivo foi propor discussões e reflexões acerca do porquê professores e alunos participantes dos Estudos 1 e 2 pensam e agem de tal meneira nas aulas. Propomos reflexões sobre o porquê de professores de EFE promoverem um MP para os alunos, tendo o futebol como a atividade mais pedida e praticada. Os professores se veem obrigados a negociar com os alunos o tempo de aula, as atividades e o espaço disponíveis diante da pressão exercida por meio de pedidos e ações para que o MP aconteça, naturalizando-o como elemento do habitus |
Abstract: | Although little addressed in research on school Physical Education (EFE), we found studies that indicate the incidence of a phenomenon whose main characteristic is to allocate part of the EFE class time so that students can students carry out the activities they wish. Behind this phenomenon is the power relationship (from the perspective of Pierre Bourdieu's Field Theory) and the negotiation between teachers and students. In light of Bourdieu's Field Theory, the study aimed to investigate, analyze and understand to what extent relationships and negotiations between teachers and students can result in the granting of this phenomenon, which we call Pactual Moment (PM) during the pedagogical practice of Elementary School EFE teachers in municipal schools of Rio de Janeiro, making it (the MP) an integral part of classes, a representative element of the habitus. To this end, we divided this research into three studies, which correspond to the characteristics of the entire Thesis. In Study I, we identified and understood the conditions and characteristics of daily teaching and the possible existence of MP in the intervention of 144 EFE teachers working in municipal schools in the city of Rio de Janeiro. To do this, we used an electronic questionnaire. The results indicate similarities in the daily lives teachers, mainly in relation to the space and materials available, football and dodgeball as the activities most requested by students and the existence of MP. During study 2, we identified and understood how power/force relations occur and negotiations between teacher and student that can result in the existence of MP during the systematic observation of 124 EFE classes. To carry out the systematic observation of classes, we used a field diary, which added to an interview guide with the 16 teachers resulted in the data collected. From the content analysis proposed by Bardin, three categories of analysis emerged: class contents/themes; free time from the teachers’ perspective; free time from the students’ perspective. The results show that MP can be understood as an element of the intervention habitus of most teachers. MP appears as a result of pressure and requests from students to have their desires met, and football appears as the activity most requested by them. Study 3 is characterized as an essay whose objective was to propose discussions and reflections about why teachers and students participating in studies 1 and 2 think and act this way in classes. We propose reflections on why EFE teachers grant a MP to students, with football being the most requested and practiced activity. Teachers are forced to negotiate with students the class time, activities and space available in the face of the pressure exerted through requests and actions for the MP to happen, naturalizing it as an element of the habitus |
Palavras-chave: | Force ratio Contractual moment Pedagogical practice Relação de força Momento pactual Prática pedagógica Educação física (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Prática de ensino Professores de educação física |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte |
Citação: | LUTZ, Thulyo. O “Momento Pactual” nas aulas de Educação Física em escolas municipais do Rio de Janeiro: as relações e negociações entre professor e aluno. 2024. 225 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22355 |
Data de defesa: | 20-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte |
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