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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22362
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Conhecimentos pedagógicos para o desenvolvimento do pensamento algébrico mobilizados por professoras do 5º ano |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical knowledge for the development of algebraic thinking mobilized by 5th year teachers |
Autor: | Righi, Débora Andrade da Silva |
Primeiro orientador: | Leite, Vânia Finholdt Angelo |
Primeiro membro da banca: | Magina, Sandra Maria Pinto |
Segundo membro da banca: | Petito, Priscila Cardoso |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender os conhecimentos pedagógicos que professoras do 5º ano mobilizam para desenvolver o pensamento algébrico de seus alunos. Como aporte teórico, articulamos estudos sobre o conhecimento pedagógico para o ensino de Matemática, sobre a Early Algebra e um revisão dos documentos curriculares nacionais. Dialogamos, em especial, com autores como Ball, Thames e Phelps (2008), Blanton et al. (2015), Fiorentini, Miguel e Miorim (1993), Canavarro (2007), Schiliemann, Carraher e Brizuela (2007), Magina et al. (2008) e Magina e Porto (2018). E, devido à especificidade dos dados encontrados, também dialogamos com Vergnaud (1983; 1996; 2009), Gitirana et al. (2014), Lima et al. (2016), Rodrigues (2021), Candido (2001) e Oliveira e Paulo (2021). A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como instrumento de coleta de dados um questionário e entrevistas individuais semiestruturadas com oito professoras selecionadas pela técnica bola de neve. A indicação de uma professora à outra para participar da pesquisa consistia em atuar no 5º ano do Ensino Fundamental e trabalhar com o desenvolvimento do pensamento algébrico na sala de aula. A primeira etapa consistiu no preenchimento do questionário, seguido da solicitação às entrevistadas, antecipadamente, do envio de atividades já trabalhadas por elas com seus alunos de 5º ano. Posteriormente, na outra etapa da pesquisa, realizamos as entrevistas pelo aplicativo Zoom e Google Meet, em 2023. As oito professoras lecionam em escolas federais e estaduais de dedicação exclusiva nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG. Os resultados da pesquisa apontam para uma gama de conhecimentos pedagógicos relacionados com o pensamento algébrico de grande contribuição para o trabalho com a aritmética generalizada e que, com relação à equivalência e ao pensamento funcional precisariam ser aprofundados em formações continuadas voltadas para essas temáticas. |
Abstract: | This research sought to understand the pedagogical knowledge that 5th year teachers mobilized to develop their students' algebraic thinking. As a theoretical sport, we articulate studies on pedagogical knowledge for teaching Mathematics, on Initial Algebra, and a review of national curricular documents. We dialogued, in particular, with authors such as Ball, Thames and Phelps (2008), Blanton et al. (2015), Fiorentini, Miguel and Miorim (1993), Canavarro (2007), Schiliemann, Carraher and Brizuela (2007), Magina et al. (2008) and Magina and Porto (2018). And due to the specificity of the data found, we also discussed with Vergnaud (1983; 1996; 2009), Gitirana et al (2014), Lima et al. (2016), Rodrigues (2021), Candido (2001) and Oliveira and Paulo (2021) . The research, of a qualitative nature, uses a questionnaire and individual semi-structured interviews with 8 teachers selected using the snowball technique as a data collection instrument. The recommendation of one teacher to another to participate in the research consists of working in the 5th year of Elementary School and working with the development of algebraic thinking in the classroom. The first stage consisted of filling out the questionnaire, followed by asking the interviewees, in advance, to send activities they had already worked on with their 5th year students. Subsequently, in the other stage of the research, we carried out the interviews using the Zoom and Google Meet applications, in 2023. The 8 teachers teach in exclusive federal and state schools in the cities of Rio de Janeiro/RJ and Belo Horizonte/MG. The research results point to a range of pedagogical knowledge related to algebraic thinking that makes a great contribution to the work with generalized arithmetic, and that in relation to equivalence and functional thinking would need to be deepened in original continued training for these themes. |
Palavras-chave: | Early álgebra Primitive algebra Early years Algebraic thinking Pedagogical content knowledge Anos iniciais Pensamento algébrico Conhecimento pedagógico do conteúdo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | RIGHI, D. A. A. Conhecimentos pedagógicos para o desenvolvimento do pensamento algébrico mobilizados por professoras do 5º ano. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22362 |
Data de defesa: | 11-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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