Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22364
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura literária no Ensino Fundamental: a escuta como prática na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Lectura literaria en la escuela primaria: la escucha como práctica de aula
Autor: Mendonça, Fernanda Pereira
Primeiro orientador: Pinto, Madalena Simões de Almeida Vaz
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza
Segundo membro da banca: Oliveira, Márcia Lisbôa Costa de
Resumo: A presente dissertação apresenta as experiências de leitura literária em uma turma do 8º ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Maricá, RJ. A motivação da pesquisa pautou-se na percepção, ao longo dos anos lecionando no Ensino Médio, que muitos alunos chegam à série final dessa etapa apresentando baixo interesse por literatura. Surgiu assim, da necessidade de ampliar o convívio com a literatura, que tem vindo a perder espaço para outras demandas pedagógicas, legítimas, porém não mais importantes. Apresentei uma proposta de leitura de um romance, seguida da conversa literária e compartilhamento das leituras numa perspectiva subjetiva (BAJOUR, 2012) e (REZENDE, 2013). A metodologia adotada foi a bibliográfica e a pesquisa-ação, método que permite ao professor pesquisar e modificar sua própria prática no decorrer da pesquisa. (TRIPP, 2005), (THIOLENT, 2011) e (BOGDAN; BIKLEN, 1994).
Abstract: Esta disertación presenta las experiencias de lectura literaria en una clase de 8º grado de la Escuela Municipal Anísio Teixeira, en Maricá, RJ. La motivación de la investigación se basó en la constatación, a lo largo de los años de enseñanza media, de que muchos estudiantes llegan al último grado de esta etapa con un bajo interés por la literatura. Surgió la necesidad de ampliar la interacción con la literatura, que ha ido perdiendo terreno en favor de otras exigencias pedagógicas legítimas, pero no más importantes. Propuse la lectura de una novela, seguida de una conversación literaria y la puesta en común de las lecturas desde una perspectiva subjetiva (BAJOUR, 2012) y (REZENDE, 2013). La metodología adoptada fue la investigación bibliográfica y de acción, método que permite a los profesores investigar y modificar su propia práctica en el transcurso de la investigación (TRIPP, 2005), (THIOLENT, 2011) y (BOGDAN; BIKLEN, 1994).
Palavras-chave: Lectura literária
Subjetividade
Escucha
Investigación-acción
Leitura literária
Subjetividade
Escuta
Pesquisa-ação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: MENDONÇA, Fernanda P. Leitura literária no Ensino Fundamental: a escuta como prática na sala de aula. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22364
Data de defesa: 2-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.