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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22366
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em projetos e o desenvolvimento do raciocínio geográfico: uma experiência em turmas de 6º ano
Título(s) alternativo(s): Project-based learning and the development of geographic reasoning
Autor: Tonon, Juliano Torezani 
Primeiro orientador: Marino, Leonardo Freire
Primeiro membro da banca: Duarte, Ronaldo Goulart
Segundo membro da banca: Silva Junior, Hilton Marcos Costa da
Terceiro membro da banca: Vilela, Carolina Lima
Resumo: A pesquisa tem por objetivo compreender o modo como a metodologia ativa denominada aprendizagem baseada em projetos (ABP) contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico em turmas de 6.º ano do Ensino Fundamental. Baseando-se nos estudos de Paulo Cesar da Costa Gomes (2017), compreende a Geografia a partir do desenvolvimento do raciocínio geográfico, que se constitui como uma maneira de compreender e interpretar as relações entre espaço, sociedade e natureza, não apenas como uma disciplina que estuda o espaço geográfico, mas como uma forma de pensar sobre o mundo. Com base nos estudos de Castellar (2019) e Castellar e Paula (2020), aborda a contribuição epistemológica do raciocí nio geográfico, destacando sua relação com o pensamento espacial, a base epistemológica da Geografia e as práticas pedagógicas no contexto do ensino aprendizagem. Fundamentando se em Castellar e Duarte (2022), compreende a cartografia escolar como conteúdo e metodologia para o desenvolvimento dos princípios do raciocínio geográfico. Com aporte nas pesquisas de Moran e Bacich (2017) desenvolve estratégias metodológicas de trabalho com os estudantes de 6 .º ano, a partir da aprendizagem baseada em projetos , e m que se busca uma interlocução com a Geografia e a cartografia escolar para desenvolver um planejamento que insira o aluno no papel de protagonista do processo de aprendizagem. Direciona olhares para se pensar uma estratégia geográfica de trabalho com os estudantes de 6 .º ano a partir da situação geográfica “deslizamentos de terras em Vitória/ES ””. Com uma abordagem qualitativa quantitativa, empregou a metodologia da pesquisa ação no estabelecimento de diálogos com os estudantes envolvidos na pesquisa para extrair ideias e percepções advindas dos debates e dos resultados obtidos a partir das atividades que compuseram o estudo. A pesquisa é composta de uma sequência avaliativa formada pela avaliação diagnóstica, a avaliação processual e a avaliação do resulta do. Esse conjunto visa entender de que modo a aprendizagem baseada em projetos contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico em turmas do 6 .º ano do Ensino Fundamental. Com a contribuição dos estudantes que participaram desta pesquisa, conclui se que é possível desenvolver o raciocínio geográfico a partir de estratégias metodológicas ativas e até mesmo potencializar os princípios desse raciocínio que fazia parte do intelecto dos estudantes da etapa final do Ensino Fundamental, proporcionando um novo olhar para a Geografia, em função da inserção nas aulas desse modo peculiar que a ciência geográfica tem de pensar sobre as questões espaciais, contribuindo também para o desenvolvimento da consciência espacial cidadã nos jovens educandos.
Abstract: The research aims to understand how the active methodology Project Based Learning contributes t o the development of geographical reasoning in 6th grade classes of Elementary School. Drawing from studies by Paulo Cesar da Costa Gomes (2017), it conceives Geography through the development of geographical reasoning, meaning the geographical reasoning a s a way to comprehend and interpret the relationships among space, society, and nature, not only as a discipline that studies geographic space, but as a way of thinking about the world. It argues that geography offers a unique and comprehensive perspective to understand the interactions among society, space, and nature. Based on the studies of Castelar and Paula (2020), it addresses the epistemological contribution of geographical reasoning, emphasizing its relationship with spatial thinking, the epistemolo gical basis of Geography, and pedagogical practices in the context of teaching and learning. Building upon Castellar and Duarte (2022), it understands school cartography as both content and methodology for the development of the principles of geographical reasoning. Based on the research of Moran and Bacich (2017), it develops methodological strategies to work with 6th grade students, through the practice called Project Based Learning, aiming for an interaction with geography and school cartography to devel op a plan that inserts the student as the protagonist of the learning process. It directs attention towards conceptualizing a geographical strategy for working with 6th grade students based on the geographical situation of "landslides in Vitória/ES". Using a qualitative quantitative approach, it employ s arguments from action research in establishing dialogues with the students involved in the study to extract ideas and perceptions, whether from debates or from the results obtained from the activities that c omp o sed the work. The research consists of an evaluative sequence formed by diagnostic assessment, process assessment, and result assessment. This set aims to understand how an active methodology, Project Based Learning, contributes to the development of g eographical reasoning in 6th grade classes of Elementary School. With the contribution of the students who participated in this research, it concludes that it is possible to develop geographical reasoning through active methodological strategies and even e nhance the principles of this reasoning that were already part of the students' intellect in the final stage of Elementary School, providing a new perspective on Geography, due to the input in classes of this peculiar way that the science of geography has of thinking about spatial issues, also contributing to the development of spatial citizenship consciousness in young learners. Keywords: project-based learning;
Palavras-chave: Project-based learning
Geographical reasoning
Spatial thinking
Teaching Geography
Aprendizagem baseada em projetos
Raciocínio geográfico
Pensamento espacial
Ensino de Geografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: TONON, Juliano Torezani. Aprendizagem baseada em projetos e o desenvolvimento do raciocínio geográfico: uma experiência em turmas de 6º ano. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22366
Data de defesa: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia



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