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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22367
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aplicação de um protocolo de avaliação rápida para diagnóstico ambiental do rio Macacu no município de Cachoeiras de Macacu-RJ |
Título(s) alternativo(s): | Diagnosis of the Environmental integrity of the Macacu River in the stretch of the municipality of Cachoeiras de Macacu, through the Rapid River Assessment Protocol |
Autor: | Lima, Tatiana Ferreira de |
Primeiro orientador: | Farias, Cassia de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Herms, Friedrich Wilhelm |
Segundo membro da banca: | Puggian, Cleonice |
Terceiro membro da banca: | Antes, Anatércia Ferreira |
Resumo: | Os rios vêm sofrendo com despejos de esgotos domésticos e industriais, além de outras ações antrópicas em seu entorno, que interferem diretamente em sua estrutura física e em suas comunidades. A manutenção da qualidade ambiental dos rios está diretamente relacionada ao conhecimento e controle das variáveis que interferem em sua dinâmica, sejam elas resultantes das ações do homem sobre o ambiente ou de suas transformações naturais. O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma análise ambiental na Bacia Hidrográfica do rio Macacu, no trecho que compreende o município de Cachoeiras de Macacu sendo esta realizada através da aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida de Rios (PAR). Para aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida de rios, foram escolhidos seis trechos ao longo da bacia hidrográfica: quatro trechos do rio na área urbana, um trecho dentro de uma unidade de conservação e um trecho em área rural. Através da aplicação do PAR foi possível determinar qual a situação de alteração ambiental de cada trecho selecionado. Os trechos analisados apresentaram particularidades quanto às características ambientais e à qualidade da água, sendo classificados em impactado, alterado e natural. Tal variação é oriunda da alternância entre ocupações antrópicas. Dos trechos avaliados, dois se enquadram na condição natural, um na condição alterada e três trechos na condição impactada. O PAR também é uma alternativa interessante para ser usado em projetos de Educação Ambiental. A Educação ambiental destaca-se como medida mitigatória e deve ser apresentada com uma visão integral sobre preservação do meio ambiente incluindo os recursos hídricos. Sendo assim como resultado neste presente estudo, foi elaborado um guia com adaptação do PAR para ser trabalhado nas escolas por professores e o resultado da aplicação desta mesma adaptação com alunos voluntários. Na aplicação, os alunos relataram que o instrumento desenvolvido os aproxima das questões ambientais e, afirmaram que se sentiram sensibilizados para com as questões ligadas à preservação dos recursos hídricos. Conclui-se que o PAR adequado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental. |
Abstract: | Rivers have been suffering from domestic and industrial sewage discharges, in addition to other human actions in their surroundings, which directly interfere with their physical structure and communities. Maintaining the environmental quality of rivers is directly related to the knowledge and control of the variables that interfere in their dynamics, whether they result from human actions on the environment or its natural transformations. The objective of the research was to develop an environmental analysis in the Macacu River Hydrographic Basin, in the stretch that comprises the municipality of Cachoeiras de Macacu, which was carried out through the application of the Rapid River Assessment Protocol (PAR). To apply the Rapid River Assessment Protocol, six stretches were chosen throughout the river basin: four stretches of the river in the urban area, one stretch within a conservation unit and one stretch in a rural area. Through the application of PAR, it was possible to determine the environmental change situation of each selected stretch. The analyzed stretches presented particularities regarding environmental characteristics and water quality, being classified as impacted, altered and natural. anthropogenic occupations. Of the sections evaluated, two are in the natural condition, one in the altered condition and three sections in the impacted condition. The PAR is also an interesting alternative to be used in Environmental Education projects. Environmental education stands out as a mitigating measure and must be presented with a comprehensive view on preserving the environment, including water resources. Therefore, as a result of this present study, a guide was prepared adapting the PAR to be worked on in schools by teachers and the result of applying this same adaptation with volunteer students. In the application, the students reported that the instrument developed brings them closer to environmental issues, and stated that they felt sensitized to issues linked to the preservation of water resources. It is concluded that the appropriate PAR proves to be a useful and interesting tool for be used in Environmental Education projects and programs. |
Palavras-chave: | Water Environmental assessment Water quality Água Avaliação ambiental Qualidade da água |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS::PLANEJAMENTO INTEGRADO DOS RECURSOS HIDRICOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF-ÁGUA) |
Citação: | LIMA, Tatiana Ferreira de. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida para diagnóstico ambiental do rio Macacu no município de Cachoeiras de Macacu-RJ. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF-ÁGUA)) - Centro de Tecnologia e Ciências, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22367 |
Data de defesa: | 25-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF-ÁGUA) |
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