Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22375
Tipo do documento: Tese
Título: Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Título(s) alternativo(s): Esdi de cota: experiences of quota students in a design school
Autor: Medeiros, Imaíra Portela de Araújo 
Primeiro orientador: Carvalho, Ricardo Artur Pereira
Primeiro membro da banca: Martins, Bianca Maria Rêgo
Segundo membro da banca: Azevedo, Carolina Noury da Silva
Terceiro membro da banca: Farbiarz, Jackeline Lima
Quarto membro da banca: Serpa, Bibiana Oliveira
Resumo: “Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades.
Abstract: "Esdi de cota: experiences and productions of quota students in a design school", aims to expose, based on the account of students and former students of the School of Industrial Design (Esdi/UERJ), through which transformations the teaching and the field of design go through with the establishment of quota policies, mainly regarding race, class and territoriality relations. The thesis also takes into consideration narratives related to the pioneering of design education in Brazil at a College Education level, linked to the founding of Esdi, and the pioneering establishment of the quota policy at UERJ, the University to which the School is linked. In this sense, the work draws attention to tensions regarding design education, bound to an hegemonic and Eurocentered aesthetic narrative, and the contradictions presented by a classroom permeated by diverse experiences and territorialities.
Palavras-chave: Design and education
Quota
Outsider within
Learning communities
Affirmative action programs
Design e educação
Cota
Comunidades de aprendizagem
Desenho industrial
Programas de ação afirmativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: MEDEIROS, Imaíra Portela de Araújo. Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design. 2023.122 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22375
Data de defesa: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Design



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.