Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22375
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design |
Título(s) alternativo(s): | Esdi de cota: experiences of quota students in a design school |
Autor: | Medeiros, Imaíra Portela de Araújo |
Primeiro orientador: | Carvalho, Ricardo Artur Pereira |
Primeiro membro da banca: | Martins, Bianca Maria Rêgo |
Segundo membro da banca: | Azevedo, Carolina Noury da Silva |
Terceiro membro da banca: | Farbiarz, Jackeline Lima |
Quarto membro da banca: | Serpa, Bibiana Oliveira |
Resumo: | “Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades. |
Abstract: | "Esdi de cota: experiences and productions of quota students in a design school", aims to expose, based on the account of students and former students of the School of Industrial Design (Esdi/UERJ), through which transformations the teaching and the field of design go through with the establishment of quota policies, mainly regarding race, class and territoriality relations. The thesis also takes into consideration narratives related to the pioneering of design education in Brazil at a College Education level, linked to the founding of Esdi, and the pioneering establishment of the quota policy at UERJ, the University to which the School is linked. In this sense, the work draws attention to tensions regarding design education, bound to an hegemonic and Eurocentered aesthetic narrative, and the contradictions presented by a classroom permeated by diverse experiences and territorialities. |
Palavras-chave: | Design and education Quota Outsider within Learning communities Affirmative action programs Design e educação Cota Comunidades de aprendizagem Desenho industrial Programas de ação afirmativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | MEDEIROS, Imaíra Portela de Araújo. Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design. 2023.122 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22375 |
Data de defesa: | 15-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Imaíra Portela de Araújo Medeiros - 2024 - Completa.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Imaíra Portela de Araújo Medeiros - 2024.pdf | 379,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Imaíra Portela de Araújo Medeiros - 2024.pdf | 332,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.