Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22383
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um estudo metaanalítico baseado em Lógica Fuzzy, a fim de desenvolver e fomentar prática espaços acadêmicoss pedagógicas, no contexto da educação ambiental, em espaços acadêmicos
Título(s) alternativo(s): Development of a Meta-Analytic Study based on Fuzzy Logic, in order to promote pedagogical practices, in the context of environmental education, in academic spaces
Autor: Mello, Camilla Izabela Mamede Grangeiro de 
Primeiro orientador: Feliciano, Gláucio Diré
Primeiro membro da banca: Lorca, Bárbara da Silva e Souza
Segundo membro da banca: Lima, Viviane Moreira de
Resumo: O aumento da população mundial e das atividades industriais tem elevado significativamente os impactos ambientais e a geração de resíduos. Torna-se, portanto, essencial estudar e debater a educação e a percepção ambiental. Este trabalho desenvolve um estudo metaanalítico com o objetivo de orientar ações pedagógicas que contribuam para a formação profissional de docentes em educação ambiental. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória bibliográfica para compreender o conceito de percepção ambiental em universidades, abordando sua relevância, aplicação, e distribuição geográfica e temporal, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Essa investigação foi crucial para definir os atributos incluídos neste estudo. Adicionalmente, empregou-se a mesma metodologia para explorar a Lógica Fuzzy. A análise de sete autores e doze temas relacionados à educação ambiental, incluindo sustentabilidade e gerenciamento de resíduos, permitiu identificar pontos de convergência e divergência nas perspectivas dos autores. Com isso, busca-se implementar ações que ampliem a conscientização dos docentes e, consequentemente, dos alunos sob sua influência.
Abstract: The increase in global population and industrial activities has significantly elevated environmental impacts and waste generation. Therefore, it becomes essential to study and discuss education and environmental perception. This work develops a meta-analytical study aimed at guiding pedagogical actions that contribute to the professional development of teachers in environmental education. Initially, exploratory bibliographic research was conducted to understand the concept of environmental perception in universities, addressing its relevance, application, and geographic and temporal distribution, both nationally and internationally. This investigation was crucial in defining the attributes included in this study. Additionally, the same methodology was employed to explore Fuzzy Logic. The analysis of seven authors and twelve themes related to environmental education, including sustainability and waste management, allowed for identifying points of convergence and divergence in the authors' perspectives. With this, the goal is to implement actions that enhance the awareness of educators and, consequently, the students under their influence
Palavras-chave: Environmental education
Fuzzy Logic
Environmental Perception
Environmental Science and Technology
Educação ambiental
Lógica Fuzzy
Percepção ambiental
Ciência e Tecnologia Ambiental
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Citação: MELLO, Camilla Izabela Mamede Grangeiro de. Desenvolvimento de um estudo metaanalítico baseado em Lógica Fuzzy, a fim de desenvolver e fomentar prática espaços acadêmicos pedagógicas, no contexto da educação ambiental, em espaços acadêmicos. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22383
Data de defesa: 18-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.