Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22385
Tipo do documento: Dissertação
Título: Compreensão leitora e metacognição: uma proposta de elaboração didática a partir da leitura do gênero notícia
Título(s) alternativo(s): Reading comprehension and metacognition: a proposal for didactic development based on reading the news
Autor: Teixeira, Andressa de Sá 
Primeiro orientador: Abreu, Kátia Nazareth Moura de
Primeiro membro da banca: Moraes, Marília Uchôa Cavalcanti Lott de
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de
Resumo: Esta pesquisa propõe que as práticas de leitura envolvam atividades metacognitivas que priorizem o pensamento visível e que leve em conta as formas de ler em voga na atualidade, colaborando para a formação de leitores conscientes de seus próprios processos de leitura. Assim, ocupa-se do processo de leitura do gênero notícia na sociedade brasileira e apresenta uma abordagem pedagógica para a formação de leitores proficientes, pela perspectiva da psicolinguística educacional, em turmas de 8º ano do ensino fundamental. Nosso objetivo é investigar se a promoção de atividades metacognitivas em aulas de leitura pode contribuir para o engajamento dos alunos, no momento de ler, e se essas atividades são capazes de fazê-los refletir sobre notícias publicadas. O estudo conta com aporte teórico baseado nas seguintes concepções: compreensão leitora (Mota; Spinillo, 2015), metacognição (Flavell, 1976; Abreu; Mattos, 2021), pensamento visível (Ritchhart; Church; Morrison, 2011), aprendizagem visível (Andrade, 2021; Hattie, 2017) e aprendizagem linguística ativa (Pilati, 2017). Quanto à metodologia, o trabalho combina a pesquisa bibliográfica com a pesquisa-ação. Na busca por novas maneiras de promover uma educação para a compreensão, tonando os estudantes protagonistas dos seus próprios conhecimentos, a proposta de elaboração didática desta pesquisa consiste em uma sequência de atividades sobre notícias, com foco na identificação de notícias falsas, que foi dividida em três etapas nomeadas como: ―Práticas de leitura‖, ―Gênero notícia‖ e ―Fake news: não caia nessa!‖. Os resultados apontaram que os objetivos foram alcançados, promovendo o engajamento dos estudantes nas atividades de leitura e, mudando, de forma perceptível, suas atitudes em relação ao tratamento das notícias que recebem.
Abstract: This research proposes that reading practices involve metacognitive activities that prioritize visible thinking and that take into account the ways of reading in vogue today, contributing to the formation of readers who are aware of their extensive reading processes. Thus, it deals with the process of reading the news genre in Brazilian society and presents a pedagogical approach for the training of proficient readers, from the perspective of educational psycholinguistics, in 8th year elementary school classes. Our objective is to investigate whether promoting metacognitive activities in reading classes can contribute to student engagement when reading, and whether these activities are capable of making them reflect on published news. The study has theoretical support based on the following conceptions: metacognition (Flavell, 1976; Abreu; Mattos, 2021), visible thinking (Ritchhart; Church; Morrison, 2011), visible learning (Andrade, 2021; Hattie, 2017) and active language learning (Pilati, 2017). As for the methodology, this work combines bibliographical research with action research. In the searching for new ways to promote education for understanding, making students protagonists of their own knowledge, the proposed didactic elaboration of this research consists of a sequence of activities about news, focusing on identifying fake news, which was divided into three stages named as: ―Reading practices‖, ―News genre‖ and ―Fake news: don‘t fall for it!‖. The results showed that the objectives were achieved, promoting student engagement in reading activities and noticeably changing their attitudes towards the treatment of news they receive.
Palavras-chave: Reading
News
Metacognition
Reading understanding
Leitura
Notícias
Metacognição
Compreensão leitora
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: Teixeira, Andressa de Sá. Compreensão leitora e metacognição: uma proposta de elaboração didática a partir da leitura do gênero notícia. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22385
Data de defesa: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.