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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22391
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Construções teatrais em Duque de Caxias: das ausências às potências |
Título(s) alternativo(s): | Theatrical constructions in Duque de Caxias: from absences to potentials |
Autor: | Souza, Rafael dos Santos de |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Paloma Oliveira de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Andrade, Elza Maria Ferraz de |
Resumo: | A presente pesquisa toma por investigação a cena teatral em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O primeiro caminho traçado para esta pesquisa é o estabelecimento de um panorama histórico das práticas teatrais realizadas no referido município dos anos 1950 até os dias atuais, tendo-se por objetivo evidenciar a contribuição de coletivos pretos e periféricos para o fortalecimento da cena local. Com isso, questões relativas ao racismo estrutural, repugnante e triste fenômeno constituinte da cultura brasileira, são postos em pauta, uma vez que também atinge ao campo da cena teatral. Nossa metodologia se estrutura a partir da realização de entrevistas como estratégia política, como modo de trazer as vozes coletivas que estruturam a cena como parte integrante de nossa investigação. Tal opção metodológica coloca-se como contraponto ao desenvolvimento de reflexões apenas pautadas em pensadores distantes da realização local caxiense, uma vez que o teatro produzido na cidade carece de uma historiografia mais detalhada e crítica. Ademais, dar primazia aos construtores locais dessa história evoca as vozes coletivas que lutaram por espaços teatrais na cidade desde a década de 1950 e que ainda fazem parte do cenário cultural. Diante deste cenário de potências munidas pelo desejo de realização teatral, evidenciou-se um ascendente panorama teatral com mais de 70 anos de história, à contrapelo da falta de gerência cultural quanto de suas políticas públicas. O fator político aparece como pauta de análise em nossas reflexões, uma vez que atravessa o fazer teatral local. Nossas considerações finais sinalizam as potências, centradas em um fazer teatral pedagógico voltado não apenas à formação de atores, mas também de plateias; e ausências no que tange às políticas públicas, uma vez que artistas de teatro necessitam de fomento e espaço para as práticas artísticas, além de apoios de instituições de outras naturezas, elementos que configuram entraves à realização da cena periférica |
Abstract: | This research explores the theatrical scene in Duque de Caxias, Rio de Janeiro. The initial focus of this study is to establish a historical overview of theatrical practices in the municipality from the 1950s to the present day, aiming to highlight the contributions of Black and peripheral collectives to the local scene. Consequently, issues related to structural racism, a repugnant and sad constituent phenomenon of Brazilian culture, are brought to the forefront, as they also affect the theatrical domain. Our methodology is structured around conducting interviews as a political strategy, aiming to amplify the collective voices that shape the scene as an integral part of our investigation. This methodological choice serves as a counterpoint to reflections solely based on thinkers distant from the reality of Duque de Caxias, given the lack of a more detailed and critical historiography of the theater produced in the city. Moreover, prioritizing the local builders of this history invokes the collective voices that have fought for theatrical spaces in the city since the 1950s and still contribute to the cultural landscape. In this context of potentialities fueled by the desire for theatrical realization, an emerging theatrical panorama of over 70 years of history is evident, despite the lack of cultural management and public policies. The political factor emerges as a central theme in our reflections, as it permeates local theatrical practices. Our final considerations highlight the strengths, focused on a pedagogical theatrical practice aimed not only at actor training but also at audience development, and the absences, as theater artists require support and space for artistic practices, as well as support from institutions of other natures, elements that pose obstacles to the realization of peripheral scenes |
Palavras-chave: | Theater in Duque de Caxias Peripheral theatrical collectives Structural racism Teatro em Duque de Caxias Coletivos teatrais periféricos Racismo estrutural Teatro – História – Duque de Caxias (RJ) Racismo na arte Políticas públicas - Duque de Caxias (RJ) |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SOUZA, Rafael dos Santos de. Construções teatrais em Duque de Caxias: das ausências às potências. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22391 |
Data de defesa: | 29-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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