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Tipo do documento: Dissertação
Título: Medicamentos Poéticos para uma prescrição artística: dispositivos de práticas cotidianas
Título(s) alternativo(s): Poetic Medicines for an artistic prescription: devices of everyday practices
Autor: Costa, Adeilma Casado da 
Primeiro orientador: Carneiro, Isabel Almeida
Primeiro membro da banca: Espírito Santo, Denise
Segundo membro da banca: Basbaum, Ricardo Roclaw
Resumo: “Medicamentos Poéticos para uma prescrição artística: dispositivos de práticas cotidianas” aspira ser uma obra em desenvolvimento e uma prática relacional, realizada em colaboração mútua entre a artista e os participantes das ações propostas (Bourriaud, 2009). Esta pesquisa visa explorar a invenção do cotidiano (Certeau, 2014) por meio de expressões poéticas e narrativas pessoais (Anzaldúa, 2000), refletindo sobre as experiências vividas, tanto em comunidade quanto individualmente (Bondiá, 2002). Adotando uma abordagem lúdica, o projeto apresenta estudos que se assemelham a bulas reais, mas com um princípio ativo baseado em uma perspectiva poética. Ao expor composições poéticas genéricas e sonhadas como formas farmacêuticas, inspiradas nas aulas-sonhos de Corazza (2020) e fabricadas pelos participantes durante as oficinas dos “Medicamentos Poéticos”, destaca-se a materialidade como um elemento coadjuvante precário. A posologia segue as orientações a/r/tográficas de Irwin e Dias (2013), guiando-se por pistas cartográficas (Passos; Barros, 2009) afetivas (Espinosa, 2017) como metodologia terapêutica nas “fábricas sensíveis” do “espectador emancipado” e na “partilha do sensível” (Rancière, 2009 e 2012), tendo como territórios os contextos de saúde mental, acadêmico e artístico. Ao longo do texto, serão apresentadas advertências para os efeitos colaterais dos medicamentos fabricados decorrentes das interações medicamentosas apresentadas
Abstract: “Poetic Medicines for an Artistic Prescription: Devices for Everyday Practices” aspires to be a work in progress and a relational practice, carried out in mutual collaboration between the artist and the participants in the proposed actions (Bourriaud, 2009). This research aims to explore the invention of everyday life (Certeau, 2014) through poetic expressions and personal narratives (Anzalduá, 2000), reflecting on lived experiences, both communally and individually (Bondiá, 2002). Adopting a playful approach, the project presents studies that resemble real leaflets, but with an active principle based on a poetic perspective. By displaying generic poetic compositions dreamed up as pharmaceutical forms, inspired by Corazza's dream-lessons (2020) and manufactured by the participants during the “Poetic Medicines” workshops, materiality is highlighted as a supporting precarious element. The posology follows the a/r/tographic guidelines of Irwin and Dias (2013), guided by affective (Espinosa, 2017) cartographic clues (Passos; Barros, 2009) as a therapeutic methodology in the “sensitive factories” of the “emancipated spectator” and in the "sharing of the sensitive" (Rancière, 2009 and 2012), with the mental health, academic and artistic contexts as territories. Throughout the text, warnings will be given about the side effects of manufactured drugs resulting from the drug interactions presented
Palavras-chave: Cotidiano
Subjetividade
Precariedade
Estética relacional
Arte interativa
Subjetividade na arte
Estética
Artes e sociedade
Everyday life
Subjectivity
Precariousness
Relational aesthetics
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: COSTA, Adeilma Casado da. Medicamentos Poéticos para uma prescrição artística: dispositivos de práticas cotidianas. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22424
Data de defesa: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



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