Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22428
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contra as correntes: condições de acesso e permanência de estudantes universitários egressos do Pré-Vestibular Popular Construção no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Against the currents: conditions of access and permanence of university students who graduated from the Pre-Vestibular Popular Construção in Rio de Janeiro
Autor: Goncalves, Fernando Caldeira 
Primeiro orientador: Barbosa, Carlos Soares
Primeiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Segundo membro da banca: Silva, Jaqueline Luzia da
Terceiro membro da banca: Lima, Jaqueline Aline Botelho
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo central analisar as condições de acesso e permanência de estudantes universitários, egressos do Pré-Vestibular Popular Construção em Manguinhos-RJ.Com base no materialismo histórico e dialético, o estudo identificou as lutas e práticas políticas vinculadas à emergência e consolidação dos Pré-vestibulares Populares no Brasil, em particular no Rio de Janeiro, além de demarcar as condições socioeconômicas do território de Manguinhos-RJ, bem como identificar as expectativas profissionais/pessoais dos sujeitos após a finalização do curso. Verificamos que a educação pública está sob a lógica do capital, comprometida em domesticar a classe trabalhadora à expansão da acumulação do capital, não os preparando também para o trabalho intelectual e para a continuação dos estudos em nível superior. Constatamos que os Pré-Vestibulares Populares emergem reivindicando uma educação socialmente referenciada e a democratização no acesso e permanência da classe trabalhadora na universidade pública. Identificamos que Manguinhos-RJ é marcado pela ausência de políticas públicas, possuindo um dos piores IDH da cidade do Rio de Janeiro. A partir das entrevistas, observamos que as condições de acesso e permanência dos estudantes de Manguinhos-RJ na universidade pública são desfavoráveis, devido às condições materiais de vida, marcadas pela desigualdade social. Em síntese, essa pesquisa concluiu que a universidade pública é elitizada, surge com esse perfil e se mantem pouco permeada pela classe trabalhadora, mesmo diante as políticas de acesso e permanência implantadas pelos governos petistas.
Abstract: The main objective of this dissertation is to analyze the conditions of access and permanence of university students who graduated from the Pre-Vestibular Popular Construção in Manguinhos-RJ. Based on historical and dialectical materialism, the study identified the struggles and political practices linked to the emergence and consolidation of Popular Pre-university entrance exams in Brazil, particularly in Rio de Janeiro, in addition to demarcating the socioeconomic conditions of the territory of Manguinhos-RJ, as well as identifying the professional/personal expectations of the subjects after completing the course. We found that public education is under the logic of capital, committed to domesticating the working class to the expansion of capital accumulation, also not preparing them for intellectual work and for continuing studies at a higher level. We found that the Popular Pre-University Exams emerge demanding a socially referenced education and the democratization of access and permanence of the working class at public universities. We identified that Manguinhos-RJ is marked by the absence of public policies, having one of the worst HDI in the city of Rio de Janeiro. From the interviews, we observed that the access and permanence conditions of students from Manguinhos-RJ at the public university are unfavorable, due to the material living conditions, marked by social inequality. In summary, this research concluded that the public university is elite, appears with this profile and remains little permeated by the working class, even in the face of access and permanence policies implemented by PT governments.
Palavras-chave: Public university
Popular pre-university exams
Neoliberalism
State and Educational Policies
Universidade pública
Pré-vestibulares Populares
Neoliberalismo
Estado e Políticas Educacionais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: GONCALVES, Fernando Caldeira. Contra as correntes: condições de acesso e permanência de estudantes universitários egressos do Pré-Vestibular Popular Construção no Rio de Janeiro. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22428
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.