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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada para profissionais da educação na pandemia: transição educacional de pessoas com deficiência intelectual para o mundo do trabalho
Título(s) alternativo(s): Continuing training for education professionals in the pandemic: educational transition of people with intellectual disabilities to the work world.
Autor: Padrão, Mariana dos Santos 
Primeiro orientador: Redig, Annie Gomes
Primeiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo central analisar a formação continuada de profissionais da educação sob a ótica da transição para a vida independente no que tange a inserção laboral de jovens e adultos com deficiência intelectual. Essa pesquisa apresenta a particularidade de ter sido realizada no início da pandemia da Covid-19. Para isso, foi implementado um curso de formação continuada para 29 profissionais da educação da Secretaria da Pessoa com deficiência e Tecnologia -SMPD, do município do Rio de Janeiro, com o debate da temática em questão. Perante a isto, foi utilizado como metodologia a pesquisa-ação aliado com a coleta de dados por meio de questionários, forúns do curso, email, encontros assíncronos e aplicativos de comunicação disponibilizado ao longo do curso. A fim de compreender e analisar o curso de formação continuada, foi realizado a triangulação dos dados e em seguida a análise temática dos mesmos. Concluímos, a partir dos relatos dos cursistas, a importância do debate sobre a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual, principalmente ao que tange a conscientização junto a família, instituição escolar e empresa. Como também, que os obstáculos para a participação destes sujeitos estão interligados ao cenário sociocultural que constituem a história da pessoa com deficiência, sendo necessário, a efetivação, fiscalização de políticas públicas e legislações voltados para inserção laboral destes sujeitos. É notório que o referido curso de formação continuada contribuiu para a reflexão sobre a transição para vida independente, trazendo benefícios para a prática dos profissionais da educação, principalmente sobre estratégias pedagógicas a serem adotadas pela SMPD como facilitadoras de inclusão social, como por exemplo o Plano Individualizado de Transição – PIT. Entretanto, evidencia-se, através do diálogo dos cursistas, entraves oriundos do período conturbado de pandemia da Covid-19, nos quais afetaram tanto o processo de ensino como o cotidiano pessoal. Percebe-se que a formação continuada é um caminho favorável para a disseminação de práticas de cunho inclusivo, ressaltando o olhar para um assunto pouco discutido, mas fundamental que é a de transição para a vida independente de pessoas com deficiência intelectual e as atribuições que vem junto com a fase adulta.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the continuing training of education professionals from the perspective of the transition to independent life with regard to the labor insertion of young people and adults with intellectual disabilities. This research has the particularity of having been carried out at the beginning of the Covid-19 pandemic. For this, a continuing education course was implemented for 29 education professionals from the Secretariat for Persons with Disabilities and Technology - SMPD, in the municipality of Rio de Janeiro, with the debate on the theme in question. In view of this, action research was used as a methodology, combined with data collection through questionnaires, course forums, email, asynchronous meetings and communication applications made available throughout the course. In order to understand and analyze the continuing education course, data was triangulated and then analyzed thematically. We conclude, based on the course participants' reports, the importance of the debate on the insertion in the labor market of young people and adults with intellectual disabilities, mainly with regard to raising awareness among the family, school institution and company. As well, that the obstacles for the participation of these subjects are interconnected to the sociocultural scenario that constitute the history of the person with disability, being necessary, the effectiveness, inspection of public policies and legislations aimed at the labor insertion of these subjects. It is well known that the referred continuing education course contributed to the reflection on the transition to independent living, bringing benefits to the practice of education professionals, mainly on pedagogical strategies to be adopted by the SMPD as facilitators of social inclusion, such as the Individualized Transition Plan – ITP. However, through the dialogue of the course participants, obstacles arising from the troubled period of the Covid-19 pandemic are evident, in which they affected both the teaching process and personal daily life. It is noticed that continuing education is a favorable path for the dissemination of practices of an inclusive nature, emphasizing the look at a subject that is little discussed, but fundamental, which is the transition to an independent life for people with intellectual disabilities and the attributions that come with it. along with the adult stage.
Palavras-chave: Continuing education
Inclusion in the work
Intellectual Disability
Covid-19 pandemic
Education
Educação
Deficiência Intelectual
Formação continuada
Inclusão laboral
Pandemia Covid-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PADRÃO, Mariana dos Santos. Formação continuada para profissionais da educação na pandemia: transição educacional de pessoas com deficiência intelectual para o mundo do trabalho. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22434
Data de defesa: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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