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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de lógica para as séries iniciais nos impressos do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (1975-1979)
Título(s) alternativo(s): Teaching logic for the early grades in the printed materials of the Curriculum Laboratory of Rio de Janeiro (1975-1979)
Autor: Bastos, Maria Fernanda Rosa Horta 
Primeiro orientador: França, Denise Medina
Primeiro membro da banca: Câmara, Sônia
Segundo membro da banca: Dassie, Bruno Alves
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar os saberes a e para ensinar Lógica por meio das categorias sequência, significado, graduação, exercícios e problemas nas publicações do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (LC) de 1975 a 1979, fase da primeira gestão do LC e foco desta pesquisa, com ênfase nas ideias de Zoltan Dienes (1916-2014) que orientaram o ensino de Lógica nessas obras. A metodologia incorpora elementos teóricos de diversos autores, como Certeau (1982), Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017), Chartier (1988), além das categorias de análise de Morais, Bertini e Valente (2021). A pesquisa se concentra em três publicações específicas do LC: Caderno Pedagógico Síntese (1976), Caderno Pedagógico - Alfabetização (1977) e Proposta Metodológica 4ª Série (1978). A questão norteadora é: Como a análise por meio das categorias sequência, significado, graduação, exercícios e problemas pode auxiliar para capturar os saberes a e para ensinar Lógica nos Impressos do Laboratório de Currículos? E quais ideias de Dienes nortearam o ensino de Lógica nestas publicações? A análise revela uma abordagem educacional que gradualmente desenvolve novas estruturas lógicas, permeando não apenas a matemática, mas em outras disciplinas. Os saberes a e para ensinar Lógica identificados por meio das categorias de análise incluem o uso de materiais manipuláveis, como Blocos Lógicos, alinhados aos princípios de Dienes e Piaget. A abordagem busca explorar diversas formas de representação e materiais, fundamentada nos princípios de Piaget, Lógica matemática e linguagem contemporânea, adotando uma perspectiva estruturalista com ênfase em conservação, classificação, dinamismo e variabilidade perceptiva e matemática. A ênfase no ensino de lógica segue uma sequência, desde a abordagem isolada dos conectivos até a formação de sentenças complexas, representando a construção progressiva de novas estruturas lógicas.
Abstract: This dissertation aims to identify the knowledge required to teach Logic and the knowledge about teaching Logic through the categories of sequence, meaning, progression, exercises, and problems in the publications of the Curriculum Laboratory of Rio de Janeiro (LC) from 1975 to 1979, during the first administration phase of the LC, which is the focus of this research. The study emphasizes the ideas of Zoltan Dienes (1916-2014) that guided the teaching of Logic in these works. The methodology incorporates theoretical elements from several authors, such as Certeau (1982), Hofstetter, Schneuwly, and Freymond (2017), and Chartier (1988), in addition to the analysis categories by Morais, Bertini, and Valente (2021). The research focuses on three specific LC publications: Pedagogical Notebook Synthesis (1976), Pedagogical Notebook - Literacy (1977), and Methodological Proposal 4th Grade (1978). The guiding question is: How can the analysis through the categories of sequence, meaning, progression, exercises, and problems support capturing the knowledge required to teach Logic and the knowledge about teaching Logic in the printed materials of the Curriculum Lab? And which ideas of Dienes guided the teaching of Logic in these publications? The analysis reveals an educational approach that gradually develops new logical structures, permeating not only mathematics but also other disciplines. The knowledge required to teach Logic and the knowledge about teaching Logic identified through the analysis categories include the use of manipulative materials such as Logic Blocks, aligned with the principles of Dienes and Piaget. The approach seeks to explore various forms of representation and materials, grounded in Piagetian principles, mathematical logic, and contemporary language, adopting a structuralist perspective with emphasis on conservation, classification, dynamism, and perceptual and mathematical variability. The emphasis on teaching Logic follows a sequence, from the isolated approach of connectives to the formation of complex sentences, representing the progressive construction of new logical structures.
Palavras-chave: Education - History
Logic - Study and teaching
Curriculum
Educação - História
Lógica - Estudo e ensino
Currículo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BASTOS, Maria Fernanda Rosa Horta. O ensino de lógica para as séries iniciais nos impressos do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro (1975-1979). 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22440
Data de defesa: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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