Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22447
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatralização no ensino de Geografia: uma condição possível
Título(s) alternativo(s): Theatricalization of Geography teaching: a possible condition
Autor: Ferreira, Rafael Felipe
Primeiro orientador: Santana, Fábio Tadeu de Macedo
Primeiro membro da banca: Duarte, Ronaldo Goulart
Segundo membro da banca: Lima, Ivaldo
Resumo: O exercício do magistério tornou-se um desafio em suas múltiplas dimensões, sociais, políticas, econômicas e humanas. Frente a tais situações brevemente colocadas, ergue-se uma questão pedagógica de profundos debates acadêmicos. Como ensinar e formar cidadãos críticos e autônomos para um mundo em constante transformação? A abordagem sociointeracionista proposta por Vygotsky (2009) tem se mostrado de extremo valor e fundamental no processo de aprendizagem-ensino. Vivemos em uma sociedade desigual e imediatista que pouco valoriza o papel do professor, inserida num modelo político-econômico manipulado pelo grande capital, o qual vê, na figura do professor, um obstáculo aos seus anseios neoliberais. Freire (1970; 1996) defende que o discurso ideológico nos ameaça de anestesiar a mente, de confundir a curiosidade, de distorcer a percepção dos fatos, das coisas, de acontecimentos. O professor emerge como a contraposição a essa ideologia de alienação das massas, como uma possibilidade de desatar nós que obstaculizam o aluno em sua construção socioespacial. Este estudo se propõe analisar os desafios do professor de Geografia em sua prática pedagógica, enfrentando problemas de diferentes ordens, isto é, socioeconômicos, estruturais, curriculares, logísticos, ideológicos, dentre outros, e essencialmente, apresentar a Teatralização do Ensino de Geografia –TEG como uma proposta de metodologia de ensino, sendo esta uma das muitas possibilidades do encontro entre Geografia e Arte. Uma prática pedagógica dinâmica e libertadora, na qual o processo de aprendizagem-ensino, conceito também defendido por Oliveira (2013), seja construído de forma conjunta e colaborativa entre professor-orientador e alunos-atores. Uma prática que estimule o aluno a desenvolver um raciocínio geográfico, uma consciência crítica e ativa ante as questões transversais que se descortinam diariamente em sua vida. Segundo Callai (2013), o desafio é dar conta de realizar um ensino que seja dinâmico, que aprenda o movimento e a capacidade de transformação contínua dos espaços que estudamos. Por meio da arte da representação, os alunos se transformam em protagonistas dos seus processos de aprendizagem-ensino. Para Souza (2009), o teatro é capaz de ensinar por vias indiretas e seu verdadeiro aprendizado não está somente contido num currículo explícito. Boal (1982; 2011) conclui que a arte modifica os modificadores da sociedade, transforma os transformadores e oportuniza a professores e estudantes novas possibilidades de apresentação da realidade espacial. A sua ação é indireta, exerce-se sobre a consciência dos que vão atuar na vida real. Spolin (2010) nos mostra que os jogos teatrais possibilitam os alunos a desenvolver a habilidade de comunicar-se por meio do discurso e da escrita e de formas não verbais. Cavassini (2008) enaltece a arte como disciplina e coloca o teatro com a base epistemológica da arte, o autor defende que a pedagogia do teatro possui disciplinas que associam teatro, pedagogia e disciplinas limítrofes de ambas.
Abstract: Teaching has become a challenge in its multiple dimensions, social, political, economic and human. Faced with such briefly posed situations, a pedagogical question arises of deep academic debates. How to teach and train critical and autonomous citizens for a world in constant transformation? The socio-interactionist approach proposed by Vygotsky (2009) has proven to be of extreme value and fundamental in the learning-teaching process. We live in an unequal and short-sighted society that gives little value to the role of the teacher within a political-economic model manipulated by big capital that sees the figure of the teacher as an obstacle to its neoliberal desires. Freire (1970; 1996) argues that ideological discourse threatens us to anesthetize mind, to confuse curiosity, to distort the perception of facts, things, events. The teacher emerges as the counterpoint to this ideology of mass alienation, as a possibility of untying knots that hinder the student in their socio-spatial construction. This study proposes to analyze the challenges of Geography teacher in his/her pedagogical practice, facing socioeconomic, structural, curricular, logistical, ideological problems, among others, and essentially presents the Theatricalization of Geography Teaching – TEG as a proposed teaching methodology, being this one of the many possibilities of the encounter between Geography and Art. A dynamic and liberating pedagogical practice, in which the learning-teaching process, a concept also defended by Oliveira (2013), is constructed jointly and collaboratively between teacher-advisor and student-actors. A practice that encourages the student to develop geographic reasoning, critical and active awareness of transversal issues that arise daily in his life. According to Callai (2013), the challenge is to carry out dynamic teaching, that learns the movement and the capacity for continuous transformation of the spaces we study. Through the art of representation, students become protagonists of their learning-teaching processes. For Souza (2009), theater is capable of teaching indirectly and its true learning is not only contained in an explicit curriculum. Boal (1982; 2011) concludes that art modifies the modifiers of society, transforms the transformers and provides teachers and students with new possibilities for presenting spatial reality. Its action is indirect, it is exerted on the consciousness of those who will act in real life. Spolin (2010) shows us that theatrical games enable students to develop the ability to communicate through speech and writing, and non-verbal forms. Cavassini (2008) praises art as a discipline and places theater as the epistemological basis of art. The author argues that theater pedagogy has disciplines that associate theater, pedagogy and borderline disciplines between both.
Palavras-chave: Geographical education
Spatial representation
Theater and teaching
Educação geográfica
Representação espacial
Teatro e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia
Citação: FERREIRA, Rafael Felipe. Teatralização no ensino de Geografia: uma condição possível. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22447
Data de defesa: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.