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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22456
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação entre a consciência morfológica e a leitura de palavras: um olhar sobre a decodificação morfológica
Título(s) alternativo(s): The relationship between morphological awareness and word reading: the morphological decoding dimension
Autor: Santos, Victoria Azevedo Lima dos 
Primeiro orientador: Mota, Marcia Maria Peruzzi Elia da
Primeiro membro da banca: Guimarães, Silvia Brilhante
Segundo membro da banca: Nórte, Carlos Eduardo
Resumo: A consciência morfológica é uma habilidade multidimensional que contribui para a leitura de palavras isoladas. Tem sido sugerido que uma dessas dimensões é a decodificação morfológica. Considerando a importância da consciência morfológica, investigar a natureza de sua relação com a leitura é essencial. O objetivo do presente estudo foi averiguar se a decodificação morfológica influencia a precisão da leitura de palavras. Participaram da pesquisa 300 crianças do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas do estado do Rio de Janeiro. Foram aplicadas a Tarefa de Leitura Isolada (Teste de Desempenho Escolar - TDE-II), o Teste de Vocabulário, o subteste Cubos (Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4ª Edição WISC-IV), Tarefas de Consciência Morfológica e Decodificação Morfológica (dividida entre itens de controle e palavras morfologicamente complexas pareadas pela frequência, grafia e som final). Os resultados mostraram correlações estatisticamente significativas entre a decodificação morfológica e as palavras controle, bem como a leitura no TDE-II. Não houve diferença estatisticamente significativa entre a precisão de leitura para palavras controle e palavras morfologicamente complexas. Esses resultados sugerem que os dois tipos de palavras demandam estratégias cognitivas de leitura similares. Mais estudos envolvendo a decodificação morfológica são necessários para entendermos a natureza do processamento morfológico na leitura do português.
Abstract: Morphological awareness is a multidimensional skill that contributes to reading isolated words. It has been suggested that one of these dimensions is morphological decoding. Considering the importance of morphological awareness, search the nature of its relationship with reading is important. The present study intends to know if morphological decoding influences on word reading accuracy. Selected for the study we had 300 children of the 3rd, 4th and 5th years of elementary schools based in the state of Rio de Janeiro. Isolated Reading Task (Scholar Performance Test -TDE-II), Vocabulary, Cubes (Wechsler Intelligence Scale for Children - 4th Edition WISC-IV), Morphological Awareness and Morphological Decoding Tasks (divided between control items and words) were applied. Morphologically complex paired by frequency, spelling and final sound. The results showed statistically significant correlations between morphological decoding and control words and reading in the TDE-II. There was no statistically significant difference between reading accuracy for control words and morphologically complex ones. These results suggest that the two types of words require similar cognitive reading strategies. More studies involving morphological decoding are necessary to understand the nature of morphological processing in reading in Portuguese.
Palavras-chave: Word Reading
Morphological Decoding
Morphological Awareness
Leitura de palavras
Decodificação morfológica
Consciência morfológica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SANTOS, Victoria Azevedo Lima dos. A relação entre a consciência morfológica e a leitura de palavras: um olhar sobre a decodificação morfológica. 2024. 53 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22456
Data de defesa: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



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