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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22488
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A importância do conflito para o desenvolvimento da narrativa: análise dos microcontos de Vera Duarte |
Título(s) alternativo(s): | The importance of the generative conflict for the development of narrative: analysis of Vera Duarte's microstories |
Autor: | Soares, Marcos Antonio Ferreira |
Primeiro orientador: | Lima, Norma Sueli Rosa |
Primeiro membro da banca: | Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Maquêa, Vera Lúcia da Rocha |
Resumo: | Esta pesquisa é fruto de inquietações provenientes de minha atuação em sala de aula, de tentativas que, em uma dicotomia de erros e acertos, têm permeado minha prática pedagógica. Teve como alvo os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, localizada no bairro de Paciência da cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo, por meio da análise dos microcontos de Vera Duarte, consistiu em estimular a compreensão e produção que compõem a narrativa com foco na complicação do enredo, também chamada de conflito gerador. Buscou-se, também: a) identificar a receptividade dos alunos a textos que tratam da literatura cabo-verdiana; b) analisar as narrativas orais contadas pelos alunos; c) descrever os elementos que compõem a narrativa do gênero conto; d) interpretar de maneira autônoma e em conjunto as informações implícitas / explícitas contidas no texto; e) inferir sobre vivências semelhantes dentro e fora da narrativa; f) analisar posicionamentos contidos na narrativa. Ao longo dos anos tenho me deparado com a dificuldade de meus educandos de entender /identificar a importância da complicação para o desenvolvimento da narrativa e pensado em estratégias que possam dirimir tais dificuldades. Nesse intuito, serviu-me como fundamentação teórica os estudos realizados por Magda Soares (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2011), Mortatti (2018), Bosi (1975), Zilberman (2009, 2018, 2012), Lima (2016, 2021, 2022), Cosson (2021), Negreiros (2017), Gotlib (2006), Cortázar (2008), Jolles (1930), Moisés (2018) dentre outros, e leis específicas que tratam do ensino da temática da história e da cultura afro-brasileira e africana no Fundamental e Médio. Esta pesquisa se destina também a professores e professoras de Língua Portuguesa que pensam e interrogam sua prática, concentrando-se na aprendizagem de seus educandos. Para este fim, o artigo “Para quem pesquisamos? Para que escrevemos? conduziu a metodologia deste estudo. |
Abstract: | This research stems from concerns arising from my teaching experience, from attempts that, in a dichotomy of errors and successes, have permeated my pedagogical practice. It targeted 7th-grade students from the Marechal Pedro Cavalcanti Municipal School, located in the Paciência neighborhood of Rio de Janeiro. Its objective, through the analysis of micro-stories by Vera Duarte, was to stimulate comprehension and production that compose narrative focusing on the complication of the plot, also known as the generative conflict. It also sought to: a) identify the receptivity of students to texts dealing with Cape Verdean literature; b) analyze the oral narratives told by students; c) describe the elements that make up the narrative of the short story genre; d) interpret autonomously and collectively the implicit/explicit information contained in the text; e) infer about similar experiences within and outside the narrative; f) analyze positions contained in the narrative. Over the years, I have encountered the difficulty of my students in understanding/identifying the importance of complication for the development of the narrative and thought of strategies that could mitigate such difficulties. With this aim, the theoretical foundation was based on studies conducted by Magda Soares (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2011), Mortatti (2018), Bosi (1975), Zilberman (2009, 2018, 2012), Lima (2016, 2021, 2022), Cosson (2021), Negreiros (2017), Gotlib (2006), Cortázar (2008), Jolles (1930), Moisés (2018), among others, and specific laws dealing with the teaching of the theme of Afro-Brazilian and African history and culture in Elementary and High School. This research is also intended for Portuguese Language teachers who reflect on and question their practice, focusing on the learning of their students. For this purpose, the article "For whom do we research? Why do we write?" guided the methodology of this study. |
Palavras-chave: | Micro-story Complication Narrative Cape verdean literature Microconto Complicação Narrativa Literatura cabo-verdiana |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | SOARES, Marcos Antonio Ferreira. A importância do conflito gerador para o desenvolvimento da narrativa: análise dos microcontos de Vera Duarte. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22488 |
Data de defesa: | 3-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
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