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Tipo do documento: Dissertação
Título: Baile da Gaiola: representação do funk carioca entre 2018 e 2021
Título(s) alternativo(s): Baile da Gaiola: representation of Rio funk between 2018 and 2021
Autor: Pereira, Maria Alice Arrais
Primeiro orientador: Bahia, Joana D’arc do Valle
Primeiro membro da banca: Cecchetto, Fátima
Segundo membro da banca: Carneiro, Sandra de Sá
Resumo: Esse trabalho de dissertação tem como objeto o Baile da Gaiola, entre os anos de 2018 e 2021, entre seu momento de auge e a perseguição por parte das forças do Estado e a proibição. O seu idealizador, produtor e DJ, Rennan da Penha, é elencado como a figura principal da sucessão de acontecimentos que transformam esse baile em um caso de estudos sobre a criminalização do funk carioca e racismo estrutural. Dentro da História do Tempo Presente e da História Social da Cultura, buscamos investigar os caminhos que foram possíveis para a expansão do funk carioca dentro da indústria cultural, bem como, o aumento dos casos de discriminação. Para isso, utilizamos matérias jornalísticas com intuito de analisar a forma de tratamento do gênero musical. Depois, mobilizando o conceito de Histórias de Vida, analisamos a vida profissional do DJ Rennan da Penha e as relações do Estado com o funk, levando em consideração a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora e, por fim, a proibição do Baile da Gaiola e a prisão do Rennan. Enfoncando a narrativa produzida após esses acontecimentos, analisamos também o DVD Segue o Baile, realizado com a Sony Music e o DJ Rennan da Penha, sendo um grande projeto logo após a prisão. Finalmente, o principal argumento dessa pesquisa reforça o fato de que, ainda na atualidade, o funk carioca e os artistas a ele associados passam por perseguição do Estado por serem funkeiros, negros e favelados, mesmo com reconhecimento da indústria musical, como foi o caso do DJ Rennan da Penha e do Baile da Gaiola.
Abstract: This dissertation work has as its object the Baile da Gaiola, between the years 2018 and 2021, betwenn its peak and persecution by State forces and prohibition. Its creator, producer and DJ, Rennan da Penha, is listed as the main figure in the succession of events that transform this dance into a case study on the criminalization of Rio funk and structural racism. Within the History of the Present Time and the Social History of Culture, we seek to investigate and point out the paths that were possible for the expansion of Rio funk within the cultural industry and, even so, the cases of discrimination. To do this, we used journalistic articles in order to analyze the way the musical genre is treated. Mobilizing the concept of Life Stories, we intent to analyze the professional life of DJ Rennan da Penha and the State's relations with funk, considering the application of the Pacifying Police Units, until the banning of Baile da Gaiola and Rennan's arrest. Focusing on the narrative produced after these events, we analyzed the DVD Segue o Baile, made with Sony Music and DJ Rennan da Penha, being a major project shortly after the arrest. Finally, the main argument of this research is that, even today, Rio funk and the artists associated with it are subject of persecution by the State for being funk artists, black and living in the favela, even with recognition from the music industry, as was the case with DJ Rennan da Penha and Baile da Gaiola.
Palavras-chave: Funk
Media
Culture
Commodification
Favela
Funk
Mídia
Cultura
Mercantilização
Favela
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: PEREIRA, Maria Alice Arrais. Baile da Gaiola: representação do funk carioca entre 2018 e 2021. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22490
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social



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