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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias, saberes e fazeres de professoras alfabetizadoras do Município de São Gonçalo: a construção de propostas antirracistas tecidas com o cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Memories, knowledge and practices of literacy teachers from the Municipality of São Gonçalo: the construction of anti-racist proposals woven into everyday school life
Autor: Lima, Geni de Oliveira 
Primeiro orientador: Araújo, Mairce da Silva
Primeiro membro da banca: Pereira, José Valter
Segundo membro da banca: Gonçalves, Adriana do Carmo Correa
Terceiro membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Quarto membro da banca: Silva, Aline Gomes da
Resumo: Esta dissertação de mestrado, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) e à Linha de Pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. De caráter qualitativo, esta pesquisa tem como intenção compartilhar a implementação das práticas pedagógicas antirracistas de professoras alfabetizadoras elaboradas coletivamente, com a participação ativa das crianças, do Colégio Municipal Irene Barbosa Ornellas, localizada no bairro de Jardim Catarina em São Gonçalo/RJ. A pesquisa toma como ponto de partida a ancestralidade, tendo como escolha duas mulheres que me antecederam, com as quais se manifesta nos laços de consanguinidade, minha bisavó Marcionilha e minha mãe Arlinda. As histórias narradas pela minha mãe, evocam a presença da minha bisavó Marcionilha e da sua reivindicação ao direito a ela negado da escrita. Sou inspirada pelo provérbio yorubá que diz que “Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje”, que anuncia a reversibilidade do tempo. Encontro na concepção do tempo espiralar, a compreensão de que não há início, meio ou fim, mas uma ação determinada. Desse modo, até o passado pode ser reinventado. Ouso escrever uma pesquisa memorialística, que investiga o vivido e se anuncia como Pesquivivência, já iniciada por elas e tantas outras mulheres pretas, que construíram uma história que não ficou guardada no passado, mas se anuncia no presente e no futuro, como pedra que mira o pássaro em pleno voo. Minha mãe, a quem eu identifico como minha principal doadora de memórias movimenta reflexões sobre: questão migratória do povo preto, trabalho doméstico, etarismo, matripotencia, infâncias negras, reivindicação da escola como espaço formativo e de resistência, interseccionalidade, escrita na experiencia, morte/vida, modos outros de existir e (re)existir. Compartilhadas através de minhas escrevivências, a escrita do eu-nós nos manifestamos, convidando professoras e crianças a contarem suas histórias, que se encontram com a minha história, pelo atravessamento da experiencia do racismo. Com as rodas de conversas e a prática da escuta sensível como metodologias, nasce o “manualzinho antirracista”, um pronunciamento das crianças sobre as causas, os efeitos e os modos de enfrentamento do racismo. Escrevo a minha história e convido a escrita, as professoras e as crianças, porque temos muita história para contar.
Abstract: This master's thesis is linked to the Postgraduate Program Training Processes and Social Inequalities at the Faculty of Teacher Training at the State University of Rio de Janeiro (UERJ-FFP) and the Research Line Teacher Training, History, Memory and Educational Practices. Qualitative in nature, this research aims to share the implementation of anti-racist pedagogical practices by literacy teachers developed collectively, with the active participation of children, at Colégio Municipal Irene Barbosa Ornellas, located in the Jardim Catarina neighborhood in São Gonçalo/RJ. The research takes ancestry as its starting point, choosing two women who preceded me, with whom the blood ties are manifested, my great-grandmother Marcionilha and my mother Arlinda. The stories narrated by my mother evoke the presence of my great-grandmother Marcionilha and her claim to the right to write denied to her. I am inspired by the Yoruba proverb that says “Exu killed a bird yesterday with a stone he only threw today”, which announces the reversibility of time. I find in the conception of spiral time, the understanding that there is no beginning, middle or end, but a determined action. In this way, even the past can be reinvented. I dare to write a memorialistic research, which investigates the lived experience and announces itself as Pesquivivência, already initiated by them and so many other black women, who built a history that was not kept in the past, but is announced in the present and the future, like a stone that looks the bird in full flight. My mother, whom I identify as my main donor of memories, moves reflections on: the migratory issue of black people, domestic work, ageism, matripotence, black childhoods, the demand for school as a formative and resistance space, intersectionality, writing in experience, death /life, other ways of existing and (re)existing. Shared through my writings, the writing of the I-we manifests itself, inviting teachers and children to tell their stories, which meet my story, through the experience of racism. Using conversation circles and sensitive listening as methodologies, the “little anti-racist manual” was born, a statement by children about the causes, effects and ways of confronting racism. I write my story and invite writing, teachers and children, because we have a lot of stories to tell.
Palavras-chave: Ancestry
Writings
Anti-racist practices
Racism
Ancestralidade
Escrevivências
Práticas antirracistas
Racismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LIMA, Geni de Oliveira. Memórias, saberes e fazeres de professoras alfabetizadoras do Município de São Gonçalo: a construção de propostas antirracistas tecidas com o cotidiano escolar. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22493
Data de defesa: 28-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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