Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22504
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte, docência e práticas desobedientes na educação infantil: propostas decoloniais com o livro Da minha janela de Otávio Júnior |
Título(s) alternativo(s): | Art, teaching, and disobedient practices in early childhood education: decolonial proposals with the book Da minha Janela by Otávio Júnior |
Autor: | Pontes, Rodolfo Rodrigues |
Primeiro orientador: | Carneiro, Isabel Almeida |
Primeiro membro da banca: | Victorio Filho, Aldo |
Segundo membro da banca: | Costa, Ana Valéria de Figueiredo da |
Terceiro membro da banca: | Loponte, Luciana Gruppelli |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado em artes insere-se na linha “Arte, sujeito, cidade” e surgiu da minha experiência como professor de crianças. O estudo tem como objetivo geral investigar a presença da arte no cotidiano da educação infantil como prática desobediente, cujo processo de ensino e aprendizagem é vivido por meio de propostas decoloniais junto ao livro infantil Da minha janela, de Otávio Júnior. Para tanto, parti dos seguintes questionamentos: a educação infantil, na periferia do município de Campos dos Goytacazes/RJ, leva em consideração o contexto sociocultural das crianças? O livro infantil Da minha janela, de Otávio Júnior, pode proporcionar a percepção dos códigos visuais desse contexto sociocultural para os educandos? Como as crianças perceberiam esse contexto e os códigos visuais de sua realidade por meio do livro? Os objetivos específicos foram: levantar as principais políticas e diretrizes para a educação infantil adotadas pelo município de Campos dos Goytacazes/RJ; revisar a bibliografia pertinente ao tema; e analisar os impactos advindos do contato entre as crianças e as propostas decoloniais e suas possíveis reverberações. Esta é uma pesquisa qualitativa exploratória nas dimensões bibliográfica, de campo e pesquisa-ação. A fundamentação teórica tem seus pilares fincados nos princípios de três grandes áreas — educação infantil, decolonialidade e arte — com autores que atuaram em estreita colaboração epistemológica, de forma circular e transversal na pesquisa. Na educação infantil, destacam-se Alfredo Hoyuelos (2020 e 2019), Anete Abramowicz (2018 e 2003), Beatriz Trueba Marcano (2015) e Paulo Fochi (2018 e 2019). Quanto à decolonialidade, estiveram em cena Aníbal Quijano (2010, 2005 e 2002), Nelson Maldonado-Torres (2008), Walter Mignolo (2013), María Lugones (2019), Catherine Walsh (2018, 2009 e 2006) e bell hooks (2020, 2018 e 2017). No campo da arte, contribuíram Vea Vecchi (2020 e 2017), Stela Barbieri (2021 e 2018), Dennis Atkinson (2018), Vicente Blanco e Salvador Cidrás (2019) e Susana Rangel Vieira da Cunha (2021), entre outros. Neste estudo, ficou evidente que as propostas decoloniais, integradas às práticas artísticas desobedientes, estabeleceram uma política sociocultural na escola quando a vitalidade cultural e a realidade da favela ocuparam um espaço significativo no ambiente de aprendizagem das crianças |
Abstract: | This master of arts research is part of the research line “Art, subject, city” and was inspired by my background as a kindergarten teacher. The general aim of this study is to investigate the presence of art in the daily life of early childhood education as a disobedient practice in which the teaching and learning process is experienced through decolonial proposals together with the children's book Da minha janela by Otávio Júnior. To this end, I set out with the following questions: Does early childhood education in the working-class suburbs of the municipality of Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro State, Brazil) take the children's sociocultural context into account? Can the children's book Da minha janela, by Otávio Júnior, provide students with an understanding of the visual codes of this sociocultural context? How would the children perceive this context and the visual codes of their reality while reading the book? The specific aims of this research are to survey the principal policies and guidelines for early childhood education implemented by the municipality of Campos dos Goytacazes, review the relevant bibliography, and analyze the impacts of interaction between children and decolonial proposals and their possible repercussions. This exploratory qualitative study encompasses bibliographical, fieldwork, and action research dimensions. The theoretical foundation is based on the principles of three major areas—early childhood education, decoloniality, and art—with authors who have worked in close epistemological collaboration in a circular and transversal way in the research. In early childhood education, Alfredo Hoyuelos (2020 and 2019), Anete Abramowicz (2018 and 2003), Beatriz Trueba Marcano (2015), and Paulo Fochi (2018 and 2019) stand out. As for decoloniality, Aníbal Quijano (2010, 2005, and 2002), Nelson Maldonado-Torres (2008), Walter Mignolo (2013), María Lugones (2019), Catherine Walsh (2018, 2009, and 2006), and bell hooks (2020, 2018, and 2017) contribute to this debate. In the field of art, Vea Vecchi (2020 and 2017), Stela Barbieri (2021 and 2018), Dennis Atkinson (2018), Vicente Blanco and Salvador Cidrás (2019), and Susana Rangel Vieira da Cunha (2021) are among the contributors. In this research, it became clear that the decolonial proposals, integrated with disobedient artistic practices, established a sociocultural policy in the school when the cultural vitality and reality of the slum occupied a significant space in the children's learning environment |
Palavras-chave: | Educação infantil Decolonialidade Desobediência Otávio Júnior Arte - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Arte na educação – Campos dos Goytacazes (RJ) Arte na educação – Aspectos sociais Early Childhood Education Decoloniality Disobedience |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | PONTES, Rodolfo Rodrigues. Arte, docência e práticas desobedientes na educação infantil: propostas decoloniais com o livro Da minha janela de Otávio Júnior. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22504 |
Data de defesa: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRN - Rodolfo Rodrigues Pontes - 2024.pdf | 202,48 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Rodolfo Rodrigues Pontes - 2024.pdf | 174,15 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Dissertação - Rodolfo Rodrigues Pontes - 2024 - Completo.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.