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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Educação ambiental a serviço dos povos e comunidades tradicionais: conflitos territoriais e ambientais em Angra dos Reis/RJ
Título(s) alternativo(s): L’éducation environmental au service des communautés tradicionelles: en conflits territoriales et environnementaux a Angra dos Reis
Autor: Paixão, Carolina Franco
Primeiro orientador: Pires, Hindenburgo Francisco
Primeiro membro da banca: Monteiro, Licio Caetano do Rego
Segundo membro da banca: Ribeiro, Miguel Ângelo
Resumo: Essa pesquisa busca compreender a educação ambiental como instrumento de gestão territorial a ser apropriado por Povos e Comunidades Tradicionais em conflitos ambientais e territoriais, a partir da pesquisa-ação no “Projeto Redes: tecendo saberes, construindo autonomia”. Para isso, busca-se compreender em um primeiro momento, como se deu o processo de formação territorial em Angra dos Reis/ RJ, identificando atores sociais e conflitos territoriais desde o período da colonização, passando pelo período da industrialização e da construção da BR-101, e finalizando no período atual, a exploração do pré-sal na Bacia de Santos. Em uma segunda parte da dissertação, após caracterizar as comunidades tradicionais participantes da pesquisa, procura-se sistematizar os conflitos territoriais e ambientais atualmente em Angra dos Reis, denunciados em reuniões de comissão e de núcleo de acompanhamento do curso Maré de Saberes. São esses: a gestão do saneamento básico; a gestão da vila de Dois Rios; a instalação de uma nova unidade de conservação na cidade, o Parque da Cidade; as Áreas de Exclusão de Pesca (AEP) da ESEC Tamoios, outra unidade de conservação de proteção integral, mas no território marítimo; e, a área de fundeio na Enseada do Bananal provocada pela indústria de Petróleo e Gás. Por último, tem o objetivo de relatar os processos formativos baseados nestes conflitos, na atuação como educadora ambiental no Projeto Redes, uma condicionante ambiental determinada pelo IBAMA à Petrobrás.
Abstract: Cette recherche a le but de comprendre l’éducation environnementale comme un instrument de gestion territoriale à s’approprier par les Peuples et Communautés Traditionnelles dans les conflits environnementaux et territoriaux, en s’appuyant sur la recherche-action du « “Projeto Redes: tecendo saberes, construindo autonomia”.Pour ce faire, nous cherchons à comprendre, dans un premier temps, comment le processus de formation territoriale s'est déroulé à Angra dos Reis/RJ, en identifiant les acteurs sociaux et les conflits territoriaux depuis la période de colonisation, en passant par la période d'industrialisation et la construction de BR- 101, et se terminant dans la période actuelle, l'exploration du pré-sel dans la Bacia de Santos. Dans une deuxième partie de la thèse, après avoir caractérisé les communautés traditionnelles participant à la recherche, on cherche à systématiser les conflits territoriaux et environnementaux actuellement à Angra dos Reis, dénoncés lors des reuniões de comissão et des núcleos de acompanhamento du cours Maré de Saberes. Il s'agit de: la gestion du assainissement ; la gestion de la ville de Dois Rios; l'installation d'une nouvelle unité de conservation dans la ville, le Parque da Cidade ; les Zones d'Exclusion de Pêche (AEP) de la ESEC de Tamoios, autre unité de conservation entièrement protégée, mais en territoire maritime; et la zone d'ancrage à Enseada do Bananal causée par l'industrie pétrolière et gazière. Enfin, il vise à rendre compte des processus de formation basés sur ces conflits, en agissant comme éducateur environnemental dans le projet Redes, une condition environnementale déterminée par IBAMA à Petrobrás.
Palavras-chave: territorialidades
educação popular
pesquisa-ação
gestão territorial
organização comunitária
territorialités
éducation populaire
recherche-action
gestion territoriale
organisation communautaire
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: PAIXÃO, Carolina Franco. A Educação ambiental a serviço dos povos e comunidades tradicionais: conflitos territoriais e ambientais em Angra dos Reis/RJ. 2024.172 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22531
Data de defesa: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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