Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22539
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Investigação da fauna urbana do município de Armação dos Búzios com alunos do Ensino Médio: um folder para identificação |
Título(s) alternativo(s): | Investigation of urban fauna in the city of Armação dos Búzios with high school students: a folder for identification |
Autor: | Palencia, Diego da Silva |
Primeiro orientador: | Mendes, Amanda Cruz |
Primeiro membro da banca: | Vasconcellos, Anderson Vilasboa de |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Rafael Nascimento de |
Resumo: | A ciência desempenha um papel importante no desenvolvimento da sociedade. As ciências, incluindo a biologia, são essenciais para a coletividade, capacitando as pessoas a posicionarem-se diante das situações da vida cotidiana e a compreender seu papel na sociedade. O processo investigativo nesse sentido, compreende algo fundamental na formação dos alunos, possibilitando aos estudantes refletirem seus conhecimentos de forma coletiva e ativa, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma atividade investigativa de Ciência Cidadã e um folder junto a estudantes do Ensino Médio por meio de uma atividade didática de identificação da fauna urbana de Armação de Búzios, Estado do Rio de Janeiro. A escola onde o trabalho foi realizado está inserida numa região de Mata Atlântica, próxima ao oceano, lagoas e manguezais. A partir do levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, foi dado um enfoque maior nos conceitos que necessitavam de maiores esclarecimentos por meio do ensino investigativo proposto, promovendo uma ciência cidadã e conhecimento da biodiversidade local. Foi proposto que os estudantes fizessem registro fotográfico e observações de animais no entorno de suas residências, que foram identificados com auxílio de bibliografia e pela plataforma iNaturalist. A plataforma funciona como uma comunidade colaborativa de observações naturalistas através principalmente de imagens, onde profissionais e amadores contribuem com dados e identificações. Após ser feito o levantamento da fauna, foi produzido um folder e um guia com a chave dicotômica para identificação dos organismos encontrados, além de um esquema explicativo para o uso da chave para alunos do ensino médio. A atividade realizada gerou curiosidades e questionamentos que foram debatidos em sala de aula. O uso da plataforma iNaturalist para identificação dos animais fotografados como ferramenta para ciência cidadã é uma estratégia para promover a aprendizagem significativa, o engajamento dos alunos com a natureza e o desenvolvimento de habilidades científicas. Por meio dessa ferramenta, os estudantes tiveram a oportunidade de se tornarem protagonistas na construção do conhecimento, contribuindo para a pesquisa científica e a conservação do meio ambiente. |
Abstract: | Science plays an important role in the development of society. Sciences, including biology, are essential for communities, empowering people to address everyday situations and understand their role in society. The investigative process in this sense is fundamental in the training of students, enabling them to reflect on their knowledge collectively and actively, as protagonists in the teaching-learning process. The main objective of this work is to develop an investigative activity of Citizen Science and a brochure with high school students through a didactic activity to identify the urban fauna of Armação de Búzios, State of Rio de Janeiro. The school where the work was carried out is in an Atlantic Forest region, close to the ocean, lagoons and mangroves. Based on the students' prior knowledge, greater emphasis was placed on concepts that required further clarification through the proposed investigative teaching, promoting citizen science and knowledge of local biodiversity. It was proposed that students take photographic records and observations of animals around their homes, which were identified with the help of bibliography and the iNaturalist platform. The platform functions as a collaborative community of naturalist observations primarily through images, where professionals and amateurs contribute data and identifications. After the fauna survey was carried out, a brochure and a guide with a dichotomous key for identifying the organisms found were produced, along with an explanatory scheme for high school students to use the key. The activity carried out generated curiosities and questions that were discussed in the classroom. The use of the iNaturalist platform for identifying photographed animals as a tool for citizen science is a strategy to promote meaningful learning, student engagement with nature and the development of scientific skills. Through this tool, students had the opportunity to become protagonists in the construction of knowledge, contributing to scientific research and environmental conservation. |
Palavras-chave: | Ensino por investigação Biodiversidade Ciência cidadã Investigative teaching Biodiversity Citizen science Biologia - Estudo e ensino Zoologia - Brasil Biologia - Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | PALENCIA, Diego da Silva. Investigação da fauna urbana do município de Armação dos Búzios com alunos do Ensino Médio: um folder para identificação. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22539 |
Data de defesa: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Diego da Silva Palencia - 2024 - Completa.pdf | 8,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Diego da Silva Palencia - 2024.pdf | 195,85 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Diego da Silva Palencia - 2024.pdf | 188,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.