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Tipo do documento: Tese
Título: Narrativas audiovisuais e redes de significações sobre gênero e sexualidades nos/com os cotidianos da formação docente
Título(s) alternativo(s): Audiovisual narratives and networks of meaning about gender and sexualities in/with teacher education daily life
Autor: Costa, Simone Gomes da 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Garcia, Alexandra
Segundo membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Terceiro membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Quarto membro da banca: Fonseca, João Barreto da
Resumo: Pensar os processos de produção de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidades tecidas a partir de apropriações de narrativas audiovisuais e articulações teóricas em espaçostempos de formação continuada de docentes é a proposta central dessa tese, que foi desenvolvida como uma pesquisa-formação-intervenção, tendo como campo de estudo o grupo de professores e professoras de uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. A proposta foi investigar fragmentos da tessitura das redes de saberesfazeres sobre gênero e sexualidades criadas com usos de narrativas audiovisuais articulando com os contextos dentrofora dos cotidianos escolares, porém, buscando percebê-las e problematizá-las no momento em que estão sendo entrelaçadas e transformadas nos cotidianos da formação continuada. Para vivenciar fragmentos dessas redes, nos espaçostempos dos cotidianos escolares, organizei a proposta da pesquisa-formação-intervenção propondo para o primeiro momento exibição de filmes com o intuito de disparar conversas relacionadas ao tema proposto. Ao longo dessa atividade, pudemos experimentar o modo como determinados significados são sentidos, pensados e negociados a partir das narrativas das professoras. Outro procedimento metodológico foi desenvolvido no sentido de produzir e questionar os conhecimentos tecidos em meio a essas redes, possibilitando novas e diferentes conexões. Trata-se da leitura de textos teóricos e realização de debates buscando a desnaturalização dos modos hegemônicos de fazer ciência e dos conteúdos escolares, com o propósito de incentivar novas conversas e, com isso, o engendramento de outras significações possíveis sobre gênero e sexualidades. Essa pesquisa se insere na tendência de pesquisas em educação conhecida como nos/dos/com os cotidianos e, assim, entende que os praticantes pesquisados/as são, acima de tudo, sujeitos e coautoras do estudo desenvolvido. Com este trabalho apostamos nas conversas e reflexões coletivas que foram lançadas fazendo-se presentes na busca de serem instituídas relações mais justas, combatentes dos processos de violência e exclusões motivados por diferenças, sejam elas de gênero e sexualidades e da produção do desejo de perceber a diferença como potência nos cotidianos das escolas.
Abstract: The main purrpose of the present doctorate thesis is to think about production and meanings' process on gender and sexuality, woven from appropriations of audiovisual narratives and theoretical articulations in spacestimes of continuous teacher training, which was developed as a research-training-intervention, taking as a study field a group of teachers at a public elementary school of Rio de Janeiro's municipal system of education. The central focus of this study was to investigate the networks of knowledge about gender and sexuality fragments, created with the use of audiovisual narratives articulating them with the contexts insideoutside of school's everyday life, trying to teachers'continiuous training. In order to experience fragments of these networks, in the spaces of everyday school life, I established the research-training-intervention, proposing as the first moviment films exhibition, with the intention of triggering conversations related to the proposed theme. Throughout this activity, we have been able to experience how certain meanings are sensed, thought and negotiated from the teachers' narratives. Another methodological procedure was developed in the sense of producing/questioning the knowledge woven in these networks, allowing new and different connections. There were theoretical texts readings and realization of debates aiming to denaturalize the hegemonic ways of doing science and school content, with the purpose of encouraging new conversations, thus, other possible meanings production about gender and sexualities. This research is part of the trend of research in education known as in/of/with the everyday life and, therefore, understands that the researched practitioners are, above all, subjects and coauthors of the developed study. With this work, we invest on collective conversations and reflections that have been launched, making themselves present in the search for the establishment of more just relations against the processes of violence and exclusions motivated by differences such as gender and sexualities and the production of desire, perceiving differences as a form of power in the everyday life of schools.
Palavras-chave: Audiovisual Narratives
Gender and Sexuality
Continuing Teacher Training
Resumes
Narrativas audiovisuais
Currículos
Gênero e sexualidades
Formação continuada de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Simone Gomes da. Narrativas audiovisuais e redes de significações sobre gênero e sexualidades nos/com os cotidianos da formação docente. 2019. 108 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22540
Data de defesa: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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