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Tipo do documento: Dissertação
Título: TAB-LPP: jogo educativo para prevenção de lesão por pressão
Título(s) alternativo(s): TAB-LPP: educational game for pressure injury prevention
Autor: Malheiros, Kamila Mendes 
Primeiro orientador: Faria, Magda Guimarães de Araújo
Primeiro coorientador: Werneck, Vera Maria Benjamin
Primeiro membro da banca: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Segundo membro da banca: Paula, Hermes Cândido de
Resumo: Lesões por pressão são feridas causadas pela redução da circulação sanguínea por períodos regulares e repetitivos ao exercer pressão em determinada região do corpo. É um incidente que necessita de cuidados preventivos diários e promoção da saúde para evitar sua ocorrência. Desenvolver um jogo de tabuleiro virtual com orientações para prevenção de lesões por pressão para profissionais e acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo aplicado, exploratório e descritivo de desenvolvimento tecnológico. O jogo foi desenvolvido por etapas que consistem em: levantamento de histórico nas plataformas, levantamento de revisão conceitual, definição da dinâmica do jogo, desenho inicial de tabuleiro e cartas, criação de cartas e definição de componentes. As etapas do estudo incluem desenvolvimento, testagem e validação da plataforma com enfermeiros especialistas, para então disponibilização do produto final para download. Existe a necessidade de maior publicação de estudos sobre gamificação e lesão por pressão, bem como a produção de jogos voltados à temática. A estratégia de gamificação é eficaz no processo de educação. O jogo desenvolvido irá contribuir para o desenvolvimento e preparo dos profissionais e acadêmicos de enfermagem, refletindo na diminuição da incidência de lesão por pressão.
Abstract: Pressure injuries are wounds caused by reduced blood circulation for regular and repetitive periods when exerting pressure on a certain region of the body. It is an incident that requires daily preventive care and health promotion to prevent its occurrence. Develop a virtual board game with guidelines for preventing pressure injuries for nursing professionals and students. This is an applied, exploratory and descriptive study of technological development. The game was developed in stages that consist of: historical survey on the platforms, conceptual review survey, definition of game dynamics, initial board and card design, card creation and definition of components. The study stages include development, testing and validation of the platform with specialist nurses, and then making the final product available for download. There is a need for greater publication of studies on gamification and pressure injuries, as well as the production of games focused on the topic. The gamification strategy is effective in the education process. The game developed will contribute to the development and preparation of nursing professionals and students, resulting in a reduction in the incidence of pressure injuries.
Palavras-chave: Nursing
pressure ulcer
gamification
Gamificação
Tecnologia educacional
Úlcera por pressão
Educação em saúde
Enfermagem
lesão por pressão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: MALHEIROS, Kamila Mendes. TAB-LPP: jogo educativo para prevenção de lesão por pressão. 2023. 70f. Dissertação (Mestrado em Telessaúde e Telemedicina) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22547
Data de defesa: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde



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