Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22549
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequência didática: interatividade com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o aprendizado dos conceitos de antígeno e anticorpo por meio do ensino dos grupos sanguíneos ABO e Rh |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequence: interactivity with digital information and communication technologies (DICT) for learning the concepts of antigen and antibody in the teaching of ABO and Rh blood groups |
Autor: | Moreira, Cristiane Soido Dutra Rodrigues |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Taborda Corrêa |
Primeiro coorientador: | Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano |
Primeiro membro da banca: | Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de |
Segundo membro da banca: | Andrade, Viviane Abreu de |
Resumo: | As aulas sobre os grupos sanguíneos humanos, especialmente sobre o sistema ABO e o fator Rh, apresentam oportunidade para se abranger os conceitos básicos de antígeno e anticorpo em uma iniciativa na compreensão geral dessa relação perpassando a unidade didática de circulação sanguínea para outros temas da imunologia e saúde, importantes da formação cidadã. Essa pesquisa, de cunho qualitativo de discussão teórica, teve como objetivo Elaborar uma Sequência Didática com uso das Tecnologias Digitais de Informação e comunicação (TDIC) a respeito do tema grupos sanguíneos ABO e Rh a fim de proporcionar a aprendizagem dos conceitos de antígeno e anticorpo e a relação específica entre esses, para os alunos do Ensino Médio da rede pública do Rio de Janeiro. Especificamente, compreender a SD segundo os pressupostos de Antoni Zabala e dentro do sociocronstrutivismo de Vigotski; definir as atividades estruturadas e ordenadas na SD com uso das TDIC e com abordagem investigativa no contexto da cibercultura e da interatividade. A SD foi elaborada como sendo uma proposta pedagógica que contempla a teoria construtivista e que pode ser desenvolvida como parte do planejamento do professor, auxiliando-o em refletir sobre a sua prática pedagógica e criar formas de superação de obstáculos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Essa construção e análise crítica foi fundamentada nas obras e pressupostos do autor Antoni Zabala, com o viés investigativo e com o uso de TDIC. Foi pensada e planejada durante a Atividade de Aplicação em Sala de Aula (AASA), do programa de mestrado (PROFBIO), e implementada em sua primeira versão durante o ensino remoto emergencial do ano de 2020, em meio a pandemia de COVID-19, como forma de reflexão crítica da professora-pesquisadora. No ano de 2021, essa SD foi repensada, reestruturada e remodelada com base na discussão teórica e da reflexão feita, trazendo relevantes contribuições para o ensino de biologia no Ensino Médio na forma online. Como produtos tivemos uma SD final construída dentro dos pressupostos do autor Antoni Zabala e do socioconstrutivismo, para a realidade digital na cibercultura e interatividade para auxílio dos docentes quanto ao ensino de biologia no ensino médio da rede pública do RJ. Um outro produto é o site e divulgação dessa SD no qual também estão inseridos materiais da pesquisa sobre o tema. A pesquisa proporcionou uma reflexão crítica do saber pedagógico sobre SD com os referencias teóricos. Conclui-se que a reflexão na postura socioconstrutivista é tão importante para o processo de planejamento e implementação da SD quanto ela própria, dentro dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação integral dos alunos. |
Abstract: | Classes on human blood groups, especially on the ABO system and the Rh factor, provide an opportunity to cover the basic concepts of antigen and antibody in an initiative in the general understanding of this relationship, passing through the didactic unit of blood circulation to other topics in immunology. and health, important aspects of citizen training. This research, of a qualitative nature of theoretical discussion, aimed to develop a Didactic Sequence using Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on the topic ABO and Rh blood groups in order to provide the learning of the concepts of antigen and antibody and the specific relationship between these, for high school students in the public network of Rio de Janeiro. Specifically, to understand DS according to Antoni Zabala's assumptions and within Vygotsky's socio-constructivism; define the structured and ordered activities in the SD using TDIC and with an investigative approach in the context of cyberculture and interactivity. The SD was designed as a pedagogical proposal that contemplates the constructivist theory and that can be developed as part of the teacher's planning, helping him to reflect on his pedagogical practice and create ways to overcome obstacles related to the teaching and learning process. This construction and critical analysis was based on the works and assumptions of the author Antoni Zabala, with an investigative bias and the use of TDIC. It was thought and planned during the Classroom Application Activity (AASA), of the master's program (PROFBIO), and implemented in its first version during the emergency remote teaching of the year 2020, in the midst of the COVID-19 pandemic, as a form of critical reflection of the teacher-researcher. In the year 2021, this SD was rethought, restructured and remodeled based on the theoretical discussion and reflection made, bringing relevant contributions to the teaching of biology in High School in the online form. As products we had a final DS built within the assumptions of the author Antoni Zabala and socio-constructivism, for the digital reality in cyberculture and interactivity to help teachers regarding the teaching of biology in public high school in RJ. Another product is the website and dissemination of this DS, which also includes research materials on the subject. The research provided a critical reflection of the pedagogical knowledge about DS with theoretical references. It is concluded that reflection on the socio-constructivist posture is as important for the SD planning and implementation process as it is itself, within the conceptual, procedural and attitudinal contents in the integral formation of students. |
Palavras-chave: | Abordagem Investigativa Alfabetização Científica Socioconstrutivismo Ensino de Biologia Antoni Zabala Investigative Approach Scientific Literacy Socioconstructivism Biology Teaching Biologia - Métodos de ensino Antígenos - Ensino de segundo grau Anticorpos - Ensino de segundo grau Cibercultura e educação - Brasil |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | MOREIRA, Cristiane Soido Dutra Rodrigues. Sequência didática: interatividade com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o aprendizado dos conceitos de antígeno e anticorpo no ensino dos grupos sanguíneos ABO e Rh. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22549 |
Data de defesa: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Cristiane Soido Dutra Rodrigues Moreira - 2022 - Completa.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Cristiane Soido Dutra Rodrigues Moreira - 2024.pdf | 305,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Cristiane Soido Dutra Rodrigues Moreira - 2024.pdf | 186,93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.