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Tipo do documento: Tese
Título: Emoções e disputa narrativa nas eleições de 2022: o antagonismo político no X durante o debate presidencial
Título(s) alternativo(s): Emotions and narrative dispute in the 2022 elections: political antagonism at X during the presidential debate
Autor: Carvalho, Mariana Mendes de 
Primeiro orientador: Matheus, Leticia Cantarela
Primeiro membro da banca: Marchi, Leonardo de
Segundo membro da banca: Reis, Ruth dos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de
Quarto membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Resumo: Esta tese tem como objetivo examinar o processo de disputa narrativa política nas mídias sociais e como as emoções são utilizadas como ferramentas para aumentar o engajamento e criar identificação com determinados grupos políticos, além de fomentar o antagonismo em relação a outros. A hipótese central é que as emoções desempenham um papel fundamental no debate político nas mídias sociais, atuando como um envelope na construção de enquadramentos e narrativas que alimentam o antagonismo político. A pesquisa concentra-se na análise de postagens no X relacionadas ao último debate televisionado entre Jair Bolsonaro e Lula, ocorrido em 28 de outubro de 2022. Foram analisadas 3.263.076 postagens sobre o tema veiculadas nos dias 28 e 29 de outubro. Além de abordagens quantitativas, a pesquisa empregou a modelagem de tópicos, utilizando o BERTopic para identificar os principais temas presentes nos referidos textos. A tese parte da interseção entre política e emoção, com a revisão de estudos que analisam o antagonismo e a emoção como parte do processo político. A partir de uma análise quantitativa do corpus inicial, chega-se aos períodos de maior engajamento, de forma a aprender os processos de circulação e visibilidade nas mídias sociais. Em seguida, aborda-se o conceito de disputa narrativa, defendendo que as mídias sociais, devido à sua estrutura, são arenas privilegiadas para a construção de enquadramentos antagônicos sobre os acontecimentos políticos. Por fim, avança-se na discussão sobre o papel das emoções, investigando a presença de medo, ódio e humor nas postagens mais compartilhadas durante o período. Dessa forma, esta pesquisa sugere uma abordagem integrada, considerando tanto o papel das mídias sociais na disputa política quanto o uso das emoções como ferramentas de disputa narrativa e acentuação do antagonismo em espaços digitais, com o objetivo de contribuir para a compreensão da dinâmica política nas mídias sociais e iniciar um diálogo sobre a construção de disputas políticas na democracia contemporânea.
Abstract: This thesis aims to explore the political narrative dispute on social media and examine how emotions are utilized as tools to enhance engagement and foster identification with specific political groups while fueling antagonism towards others. The central hypothesis posits that emotions play a pivotal role in political discourse on social media, acting as an envelope in constructing frames and narratives that fuel political antagonism. The research focuses on analyzing posts on X related to the last televised debate between Jair Bolsonaro and Lula on October 28, 2022. A total of 3,263,076 posts from October 28 to 29 related to the electoral debate were analyzed. In addition to quantitative approaches, the research employed topic modeling, using BERTopic to identify the main themes present in the posts. Therefore, this thesis begins at the intersection of politics and emotion, building upon studies that analyze antagonism and emotion as part of the political process. Through quantitative analysis, periods of increased engagement during the political debate are observed to understand the processes of circulation and visibility on social media. Subsequently, the concept of narrative dispute is addressed, arguing that social media, due to its structure, serves as a privileged arena for the construction of antagonistic framings about political events. Finally, the discussion advances to the role of emotions, investigating the presence of fear, hatred, and humor in the most shared posts during the period. Thus, this research suggests an integrated approach, considering both the role of social media in political dispute and the use of emotions as tools for narrative dispute and accentuation of antagonism in digital spaces. The goal is to contribute to understanding the political dynamics on social media and to initiate a dialogue on the construction of political disputes in contemporary democracy.
Palavras-chave: Political communication
Narrative
Emotions
Social media
Comunicação política
Narrativa
Emoções
Mídias sociais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CARVALHO, Mariana Mendes de. Emoções e disputa narrativa nas eleições de 2022: o antagonismo político no X durante o debate presidencial. 2024. 159 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22551
Data de defesa: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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