Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22552
Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção dos riscos socioambientais no Morro do Preventório (Niterói/RJ): uma abordagem no ensino da geografia escolar através do uso de cartilha como recurso educacional
Título(s) alternativo(s): Socioenvironmental Risk Perception in Morro do Preventório (Niterói/RJ): a geographical education approach using a booklet as an educational resource
Autor: Barros, Fernanda Rodrigues Corrêa de
Primeiro orientador: Brandão, Cássia Barreto
Primeiro membro da banca: Silva, Vânia Regina Jorge da
Segundo membro da banca: Pinto, Rodrigo Wagner Paixão
Terceiro membro da banca: Ferreira, Fernando da Costa
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo abordar a percepção de riscos socioambientais através de ações didático-pedagógicas no Ensino da Geografia escolar. A percepção de riscos socioambientais é fundamental para compreender como as pessoas avaliam e/ou reagem a situações de riscos a desastres. Assim, esta pesquisa, apresenta uma revisão de literatura que desenvolve os conceitos de riscos, desastres, suscetibilidade, resiliência; associada ao espaço vivido, ajudando para isto, a balizar o trabalho da Geografia escolar ao tratar desses temas em sala de aula. O recorte espacial da pesquisa é o morro do Preventório (Niterói/RJ). Considerado como a maior comunidade do município, o Preventório apresenta grande suscetibilidade natural, que somada às condições precárias de infraestrutura, produzem eventos recorrentes como movimentos de massa e alagamentos, principalmente após a ocorrência de chuvas intensas. O estudo foi desenvolvido em colaboração com uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no sopé do morro. As ações didático-pedagógicas traduziram-se em planejamento de aulas e num trabalho de campo com aplicação de questionário, realizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre os riscos socioambientais. A análise dos dados coletados permitiu identificar os principais fatores que influenciam na percepção de riscos socioambientais, e contribuiu para a produção de um produto educacional, chamada de “Geografia dos Riscos Socioambientais no Morro do Preventório – Niterói (RJ)”. Com isso, o protagonismo do Ensino da Geografia permite trabalhar os temas ambientais de forma crítica, oferecendo aos alunos e professores da Educação Básica, subsídios para ampliar os seus conhecimentos científicos sobre seu espaço vivido através de assuntos que envolvam a percepção de riscos socioambientais, visando a promoção de uma comunidade mais resiliente aos desastres.
Abstract: This dissertation delves into the exploration of socioenvironmental risk perception through pedagogical practices in school geography education. Understanding how individuals assess and respond to disaster-related risk situations is crucial. To this end, this research presents a literature review that elaborates on the concepts of risks, disasters, susceptibility, and resilience, all within the context of the lived space. This framework serves as a guiding principle for geography education when addressing these themes in the classroom. The spatial focus of this study is Morro do Preventório, Niterói, Brazil. As the municipality's largest community, Preventório exhibits a high degree of natural susceptibility. This, coupled with the precarious infrastructure conditions, leads to recurring events such as landslides and floods, particularly following intense rainfall. The study was conducted in collaboration with a public school within the state education system, located at the foot of the hill. The pedagogical practices involved lesson planning and a fieldwork component, where students from the Continuing Education for Adults (EJA) program applied a questionnaire on socioenvironmental risks. The analysis of the collected data allowed for the identification of the main factors influencing socioenvironmental risk perception. This analysis also contributed to the development of an educational product titled "Geography of Socioenvironmental Risks in Morro do Preventório - Niterói (RJ)" for implementation in the school. This research demonstrates how geography education can effectively address environmental issues in a critical manner. It provides students and teachers in basic education with valuable resources to expand their scientific knowledge about their lived space, particularly through topics related to socioenvironmental risk perception. Ultimately, this work aims to promote a community more resilient to disasters.
Palavras-chave: percepção de riscos
riscos socioambientais
desastres
geografia escolar
cartilha
risk perception
socioenvironmental risk
disasters
school geography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia
Citação: BARROS, Fernanda Rodrigues Corrêa de. A percepção dos riscos socioambientais no Morro do Preventório (Niterói/RJ): uma abordagem no ensino da geografia escolar através do uso de cartilha como recurso educacional. 2024.115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22552
Data de defesa: 28-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda Rodrigues Corrêa de Barros - Completo - 2024.pdfDissertação - Fernanda Rodrigues Corrêa de Barros - Completo - 20247,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
CRN - Fernanda Rodrigues Corrêa Barros - 2024.pdfCRN - Fernanda Rodrigues Corrêa Barros - 2024614,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo - Fernanda Rodrigues Corrêa Barros - 2024.pdfTermo - Fernanda Rodrigues Corrêa Barros - 2024246,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.