Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22561
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Contribuições das habilidades metalinguísticas para leitura nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of metalinguistic skills to reading in the early years of elementary education |
Autor: | Souza, Marisangela Siqueira de |
Primeiro orientador: | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da |
Primeiro membro da banca: | Soares, Adriana Benevides |
Segundo membro da banca: | Leme, Vanessa Barbosa Romera |
Terceiro membro da banca: | Corrêa, Marcela Fulanete |
Quarto membro da banca: | Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes |
Resumo: | As habilidades metalinguísticas (a habilidade de refletir sobre a língua) são apontadas como importantes preditores de leitura já no início dos processos de alfabetização. A presente pesquisa objetiva analisar o efeito moderador da série para a contribuição de cada uma das habilidades metalinguísticas que destacamos para a leitura, num estudo transversal, numa amostra de alunos do segundo (2º), terceiro (3°) e quarto (4º) anos do Ensino Fundamental (EF), fase em que a competência leitora está sendo solidificada. A hipótese levantada é a de que haveria moderação da série escolar, na contribuição para leitura, de cada habilidade estudada. O primeiro estudo buscou avaliar o efeito moderador da série para a leitura de palavras; enquanto o segundo investigou a moderação em relação à compreensão leitora e o terceiro investigou as habilidades sintáticas. Os resultados mostram o efeito moderador das séries para a leitura de palavras, mas não para a compreensão leitora. Estudos futuros devem explorar melhor o efeito da moderação das séries escolares, o que pode trazer implicações práticas para a sala de aula. |
Abstract: | Metalinguistic skills (the ability to reflect about the language) are recognized as important predictors of reading ability since the beginning of literacy process. This research aims to analyze the moderating effect of grade level on the contribution of each highlighted metalinguistic skill to reading with a sample of students in the second (2nd), third (3rd), and fourth (4th) grades of Elementary School, a crucial phase for developing reading competence. The main hypothesis is that grade level would moderate the contribution of each metalinguistic skill to reading. The first study evaluated the moderating effect of grade level on word reading, while the second investigated moderation in relation to reading comprehension, and the third explored syntactic skills. Results indicate grade level moderation for word reading but not for reading comprehension. Future studies should further explore the moderating effects of grade levels, which could have practical implications for classroom teaching. |
Palavras-chave: | Metalinguistic skills Reading Elementary school Habilidades metalinguísticas Leitura Ensino fundamental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | SOUZA, Marisangela Siqueira de. Contribuições das habilidades metalinguísticas para leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 124 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22561 |
Data de defesa: | 5-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Marisangela Siqueira de Souza - 2024 - Completa.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Marisangela Siqueira de Souza - 2024.pdf | 316,31 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Marisangela Siqueira de Souza - 2024.pdf | 178,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.