Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22561
Tipo do documento: Tese
Título: Contribuições das habilidades metalinguísticas para leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Contributions of metalinguistic skills to reading in the early years of elementary education
Autor: Souza, Marisangela Siqueira de 
Primeiro orientador: Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Primeiro membro da banca: Soares, Adriana Benevides
Segundo membro da banca: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Terceiro membro da banca: Corrêa, Marcela Fulanete
Quarto membro da banca: Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes
Resumo: As habilidades metalinguísticas (a habilidade de refletir sobre a língua) são apontadas como importantes preditores de leitura já no início dos processos de alfabetização. A presente pesquisa objetiva analisar o efeito moderador da série para a contribuição de cada uma das habilidades metalinguísticas que destacamos para a leitura, num estudo transversal, numa amostra de alunos do segundo (2º), terceiro (3°) e quarto (4º) anos do Ensino Fundamental (EF), fase em que a competência leitora está sendo solidificada. A hipótese levantada é a de que haveria moderação da série escolar, na contribuição para leitura, de cada habilidade estudada. O primeiro estudo buscou avaliar o efeito moderador da série para a leitura de palavras; enquanto o segundo investigou a moderação em relação à compreensão leitora e o terceiro investigou as habilidades sintáticas. Os resultados mostram o efeito moderador das séries para a leitura de palavras, mas não para a compreensão leitora. Estudos futuros devem explorar melhor o efeito da moderação das séries escolares, o que pode trazer implicações práticas para a sala de aula.
Abstract: Metalinguistic skills (the ability to reflect about the language) are recognized as important predictors of reading ability since the beginning of literacy process. This research aims to analyze the moderating effect of grade level on the contribution of each highlighted metalinguistic skill to reading with a sample of students in the second (2nd), third (3rd), and fourth (4th) grades of Elementary School, a crucial phase for developing reading competence. The main hypothesis is that grade level would moderate the contribution of each metalinguistic skill to reading. The first study evaluated the moderating effect of grade level on word reading, while the second investigated moderation in relation to reading comprehension, and the third explored syntactic skills. Results indicate grade level moderation for word reading but not for reading comprehension. Future studies should further explore the moderating effects of grade levels, which could have practical implications for classroom teaching.
Palavras-chave: Metalinguistic skills
Reading
Elementary school
Habilidades metalinguísticas
Leitura
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SOUZA, Marisangela Siqueira de. Contribuições das habilidades metalinguísticas para leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 124 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22561
Data de defesa: 5-Jul-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.