Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22567
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática investigativa sobre a qualidade da água de três pontos da enseada da Praia do Siqueira (Laguna de Araruama - RJ) como estratégia para o ensino de Biologia: uma proposta de aula dinâmica
Título(s) alternativo(s): Investigative didactic sequence on the water quality of three points of the cove of Praia do Siqueira (Laguna de Araruama - RJ) as a strategy for the teaching of Biology: a proposal for a dynamic class
Autor: Fernandes, Fernanda Antunes 
Primeiro orientador: Silva, Flávia Venâncio
Primeiro membro da banca: Domingos, Patrícia
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática investigativa voltada à avaliação da água de três pontos da enseada da praia do Siqueira (Laguna de Araruama – RJ) em Cabo Frio, como estratégia temática para promover o protagonismo dos estudantes do Ensino Médio em seu processo de aprendizagem. A Sequência Didática Investigativa foi desenvolvida a partir de uma problematização para que os alunos criassem hipóteses e realizassem uma pesquisa orientada. Na sequência, foram propostos debates, saída à campo para a coleta de água, análise dos materiais coletados e anotação dos resultados encontrados. No decorrer do processo, a professora incentivou os alunos para que eles refletissem sobre o trabalho que estavam realizando. Ao final, os alunos produziram um banner para apresentação do trabalho à comunidade escolar. Além disso, uma carta aberta foi confeccionada pela turma com o intuito de solicitar providências para o problema apresentado, a qual foi postada no Instagram da Escola e endereçada à Câmara Municipal de Cabo Frio e à Concessionária de água e esgoto da cidade – a PROLAGOS. Um guia didático sobre a SDI foi elaborado para divulgar a SDI para outros professores. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, foi verificado que a SDI elaborada envolveu os alunos de modo que eles demonstraram interesse em participar das diferentes fases de estudo propostas. Além disso, a SDI proporcionou momentos de levantamentos de dados e reflexão dos alunos sobre uma problemática ambiental que eles vivenciam localmente. Por fim, os alunos perceberam que poderiam ter uma participação na busca de melhorias para o ambiente a partir do estudo investigativo e da comunicação dos seus resultados. O guia didático poderá contribuir com a educação ambiental de outros alunos do Ensino Médio em diferentes escolas próximas à Laguna de Araruama ou até mesmo de outros lugares que vivenciam problemáticas semelhantes.
Abstract: The present work aimed to develop an investigative didactic sequence aimed at evaluating the water at three points in the Siqueira beach cove (Laguna de Araruama – RJ) in Cabo Frio, as a thematic strategy to promote the protagonism of high school students in their learning process. The Investigative Didactic Sequence was developed based on a problematization so that students could create hypotheses and carry out guided research. Afterwards, debates were proposed, going out into the field to collect water, analyzing the collected materials and noting the results found. During the process, the teacher encouraged the students to reflect on the work they were doing. At the end, the students produced a banner to present their work to the school community. Furthermore, an open letter was prepared by the class with the aim of requesting action to address the problem presented, which was posted on the School's Instagram and addressed to the Cabo Frio City Council and the city's water and sewage concessionaire – PROLAGOS. A teaching guide on SDI was created to disseminate it to other teachers. Throughout the development of this work, it was verified that the elaborated SDI involved the students so that they showed interest in participating in the different phases of study proposed. Furthermore, SDI provided moments for data collection and student reflection on an environmental issue that they experience locally. Finally, the students realized that they could participate in the search for improvements to the environment through investigative studies and the communication of their results. The teaching guide can contribute to the environmental education of other high school students in different schools close to Laguna de Araruama or even in other places that experience similar problems.
Palavras-chave: Ensino por investigação
Educação em espaços não formais
Alfabetização científica
Aulas de campo
Teaching by investigation
Education in non-formal spaces
Scientific literacy
Field classes
Educação em saúde ambiental
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: FERNANDES, Fernanda Antunes. Sequência didática investigativa sobre a qualidade da água de três pontos da enseada da Praia do Siqueira (Laguna de Araruama - RJ) como estratégia para o ensino de Biologia: uma proposta de aula dinâmica. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22567
Data de defesa: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.